EFEITO COLATERAL

04/03/2019 by in category Textos with 0 and 0

Não me incomoda a falta de interesse por autociência. 99% dos seres humanos não tem interesse em saber o que é ser humano e eu não tenho interesse nos 99%. Meu interesse é pelo 1%.

Para mim, quando um ser humano não tem interesse em autociência, não é falta de interesse pelo meu trabalho, é falta de interesse por conhecer a si mesmo. Trata-se de uma pessoa que está mais interessada em ficar rica que conhecer a si mesma, que está mais interessada em fama que conhecer a si mesma, que está mais interessada em prazeres e mordomias que conhecer a si mesma, enfim, que está mais interessada em acumular tudo que ela não irá levar para o caixão que conhecer a si mesma.

Para mim, isso é alienação de si, é viver hipnotizado pelo materialismo. Não me agrada, mas respeito. Aprendi a respeitar para o meu próprio bem. Aprendi que interesse é fome e fome ou tem ou não tem. Só que autociência não é para afundar na alienação de si, é para sair da alienação de si.

Então, mesmo que ninguém tenha fome de descobrir o que é ser humano, tudo bem, prossigo praticando autociência e descobrindo. Eu tenho fome e minha fome me basta. Não trabalho com autociência para satisfazer a fome dos outros, trabalho com autociência para satisfazer minha própria fome. O que chega até o outro é efeito colateral da minha fome sendo saciada, é o pão que produzi e já comi sendo compartilhado.

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari