LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

É recomendável que pessoas com problemas emocionais e cognitivos como eu participem do ciclo de estudos?

06/12/2020 by in category 1ficina, Ciclo de estudos (eureka), Perguntas with 0 and 0

continua a pergunta: …minha irmã, por exemplo, coisa de 5 meses, tentou suicídio, mas foi “salva”. Voltou para casa bem, mas depois surtou outra vez e nunca mais voltou à realidade (e ela era muito lúcida e inteligente mentalmente), então, como sou seu irmão, talvez tenha a mesma propensão, sabe como é… minha corda pode arrebentar como arrebentou a dela. Por isso pergunto se é recomendável, pois pode ser que aconteça comigo o que aconteceu com ela e depois você terá problemas com minha esposa te processando e lhe culpando pelo meu estado mental. Creio que você nunca passou por isso.

Já aconteceu sim. Uma moça surtou durante um ciclo de estudos e foi parar em uma casa de repouso. Ficou um mês internada. O marido dela não me processou, mas ficou com raiva de mim, pegou o celular dela e veio brigar comigo no grupo de whastapp.

Bem, a resposta a sua pergunta vem de outra pergunta: “Quanto você aguenta encarar a si mesmo e ficar consciente de si mesmo?”. Se você aguenta pouco, o ciclo de estudos não é recomendável. 1ficina é para todos, mas nem todos são para 1ficina. Praticar autociência requer aguentar o tranco de encarar a si mesmo com profundidade, mesmo correndo o risco de surtar. Aliás, surtar é o primeiro passo para começar uma mudança fundamental. O bem viver começa depois do surto. A moça que surtou e foi para clínica de repouso, atualmente, vive bem melhor do que vivia antes do surto.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari