É NORMAL SENTIR RAIVA?

28/04/2020 by in category Textos with 0 and 0

É natural sentir raiva?

Creio que onde você diz normal, você está querendo dizer natural. Então, antes de responder sua pergunta, vou diferenciar normal de natural. Essa diferenciação é fundamental para viver bem.

Normal e natural não é a mesma coisa. Natural, para você que é ser humano, é tudo que diz respeito ao funcionamento da sua natureza humana. Se você fosse uma árvore, por exemplo, seu natural seria tudo que diz respeito ao funcionamento da natureza vegetal. Natural não muda e é igual para todos os seres daquela natureza. Por exemplo, todos os seres humanos pensam. Faz parte do funcionamento da natureza humana pensar. É natural pensar.

E normal? O que é normal? Normal vem de norma. Norma é definida no dicionário: (Princípio que serve de regra, de lei: normas escolares. Modelo, exemplo a ser seguido; padrão: normas da empresa. Aquilo que determina um comportamento, conduta, ação; regra). Então, normal é a qualidade do comportamento de um indivíduo perante as normas sociais, sejam essas normas explícitas (legais) ou tácitas (culturais).

Sendo assim, um comportamento pode ser normal ou anormal. Quando está em acordo com as normas, é um comportamento normal, quando está em desacordo com as normas, é um comportamento anormal. E ambos, normal e anormal, mudam a todo instante, pois a legalidade e a cultura mudam.

Por exemplo, houve uma época que era permitido andar de carro sem precisar usar cinto de segurança, era legalmente normal, mas atualmente é proibido. Também já foi normal mulheres usarem espartilho, hoje em dia é anormal. Normalidade muda de uma sociedade para outra também. Por exemplo, na China é normal comer gato e cachorro como refeição, no Brasil, é anormal. Na sociedade islâmica, é normal mulher usar Burca, em outras sociedades é anormal.

Enfim, na convivência social, existe o normal e o anormal, porém, na natureza, não existe o anatural. Tudo no funcionamento da natureza humana é natural. Um funcionamento natural pode ser considerado normal ou anormal, mas isso não faz com que deixe de ser natural. Por exemplo, cagar é natural, faz parte da natureza humana, porém, não é normal cagar na cozinha, o normal é cagar no banheiro. Essa é a norma.

Dei toda essa volta para poder refazer sua pergunta. Você me perguntou: É normal sentir raiva? Minha resposta é: não sei. Só você pode saber. Depende da cultura em que você foi criada. Tem culturas, como a cultura Viking, por exemplo, que sim, é normal sentir raiva. Muitas das batalhas Vikings eram simplesmente por vingança e isso era normal. Em outras culturas o normal é o oposto. Em algumas culturas religiosas, por exemplo, é anormal sentir raiva.

Agora, se sua pergunta for: É natural sentir raiva? Sim, é óbvio que sentir raiva é natural. Por isso que você e todo ser humano sente raiva. Experimentar emoções faz parte da brincadeira de ser humano e cada emoção tem uma função específica dentro da brincadeira. A raiva, por exemplo, tem uma função diferente da alegria. Observe isso. A raiva tem a função de apontar para o prejuízo. Você sente raiva quando se sente prejudicado. Como você lida com a circunstância e com o alerta da raiva, daí não é como a raiva, é com você. Você que deve pensar e optar pela melhor opção em cada circunstância, sempre.

Recapitulando e finalizando.

É natural sentir raiva?

Sim, sentir raiva é natural, saudável e inevitável.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari