Convivo com um rapaz do tipo caga-regra. Se você não conhece esse termo, vou explicar. Cagar regra é uma gíria que significa dizer ao outro o que é certo e errado para o outro. Pai e mãe geralmente são caga-regras. Educadores em geral são caga-regras. Ditadores são o exemplo máximo de caga-regras. Com certeza você conhece um caga-regra, ou então, você mesmo é um. Mas enfim, continuando….
Esse rapaz regularmente caga-regra para mim sobre meu comportamento em um grupo que participamos. Eu escuto as regras dele. Às vezes, concordo, outras vezes, discordo. Quando eu concordo, ele fica todo simpático comigo. Quando eu discordo, ele fecha a cara e me diz: — Não dá para conversar com você, Ferrari, você é muito cabeça dura — Depois vira as costas e encerra a conversa.
Certo dia, durante uma atividade, esse rapaz começou a cagar regra e reclamar do meu comportamento. Ele reclamou uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete vezes, ou até mais. Fiquei de saco cheio. Eu realmente não concordava em fazer o que ele estava querendo que eu fizesse. Mas como estávamos no meio de uma atividade e não havia tempo para dialogar, apenas disse: — Vai a merda e me deixa em paz!
O rapaz ficou horrorizado comigo e começou a reclamar mais ainda. Eu entendi que mandar ele a merda novamente não iria resolver, então, deixei ele reclamando até terminar a atividade. Quando a atividade terminou, perguntei se ele queria conversar. Ele disse que não. Respeitei e peguei minha mochila para ir embora. De repente, ele se acalmou um pouco e disse: — Ok, vamos conversar.
— Você faz exatamente a mesma coisa que reclama que eu faço. Somos iguaizinhos. Não tem diferença nenhuma — eu disse.
O rapaz ficou calado. Achou que eu iria reclamar dele, ou brigar com ele, mas não esperava essa afirmação. Então, me perguntou: — E o que eu faço igual você?
— Você é cabeça dura igual a mim. Somos iguais nisso. Só que eu nunca reclamei disso. Sabe por quê? — eu pergunto.
O rapaz juntou os beiços e fez cara de não sei.
— Eu nunca reclamei porque ser cabeça dura não é um defeito, é uma qualidade — eu disse.
— Não entendi!— disse o rapaz.
— Ser cabeça dura significa que você não abre mão do que você considera certo só porque os outros consideram errado. Significa que você não abre mão dos seus valores só porque os outros acham ridículo. Significa que você não faz o que os outros querem só porque os outros querem. Ser cabeça dura é ser teimoso. Isso é ótimo! O mundo seria um lugar muito melhor, se todos os seres humanos fossem cabeças duras ao invés de cabeças moles — eu disse.
— E o que é ser cabeça mole? — perguntou o rapaz.
— Ser cabeça mole é desistir do que você considera certo só porque os outros consideram errado. É desistir dos seus valores só porque os outros acham ridículo. É fazer o que os outros querem que você faça só porque os outros querem. Enfim, ser cabeça mole é ser maria vai com as outras — eu disse.
— Maria vai com as outras, nunca! Isso não! — disse o rapaz.
— Exatamente! Nisso somos idênticos! Você é cabeça dura igual a mim. Só que eu não reclamo da sua cabeça dura, mas você reclama da minha. Então, te pergunto: por que a sua cabeça dura é uma virtude e a minha é um problema?