Considere que essa realidade que você está experimentando é um sonho. Não estou falando para você imaginar nada. Olhe para a realidade que está experimentando agora tal como se apresenta, apenas considere que é um sonho e não uma realidade física. Se é um sonho, você não é de fato um corpo contido no espaço, você é um sonhador sonhando que é um corpo contido no espaço. Mas se você é um sonhador, cadê você? Pegue o dedo do seu corpo dentro do sonho e aponte para o sonhador. Percebe que embora você, sonhador, esteja em todo lugar, você não está em lugar nenhum? Percebe que embora você, sonhador, seja o único que existe de fato, você não existe dentro do sonho?
Por mais incrível que possa parecer, o que lhe impede de despertar a consciência, é que você é incapaz de considerar que essa realidade que você está experimentando agora e sempre é uma realidade virtual, ou seja, um sonho. Você foi ensinado a acreditar que essa realidade que você está experimentando agora e sempre é física, feita de matéria física, assim como seu corpo. Você foi ensinado a acreditar que esse corpo possui um cérebro físico e que esse cérebro produz uma coisa misteriosa chamada consciência. Você foi ensinado que os cinco sentidos é um tipo de consciência chamado cognição e que é através deles que você percebe o mundo material contido no espaço. Só que isso é um equívoco. Essa realidade que você está experimentando agora e sempre é um sonho. Não é feita de matéria, é feita de experiência de materialidade.
Claro que essa experiência de materialidade, após anos de repetição, é bastante convincente em te convencer sobre um equívoco chamado materialismo. Que equívoco é esse? É o equívoco de igualar experiência com existência. Por isso você diz que cadeira existe, que árvore existe, que estrelas existem, etc.
O que você pode afirmar com certeza absoluta sobre tudo que diz que existe? Esqueça o que aprendeu. Esqueça o que lhe disseram os professores, os sábios, os cientistas, os filósofos, etc. O que você pode afirmar inegavelmente sobre tudo que diz que existe? Você pode afirmar que é uma experiência. O que são cadeiras, árvores e estrelas para você, senão experiências que você chama de cadeiras, árvores e estrelas? O que é seu corpo para você, senão uma experiência que você chama de corpo?
Eu sei que você tem medo de despertar a consciência e ficar sem corpo. Mas você nunca teve corpo e nem por isso deixou de ter. Seu corpo, assim como todo objeto material, sempre foi e sempre será uma experiência de fisicalidade. A única coisa que muda com o despertar da consciência é que você para de acreditar no equívoco do materialismo. Você continua tendo a experiência de ser um corpo sentado em uma cadeira pegando um copo e bebendo água. Você apenas vivencia tudo isso sem o equívoco do materialismo.
Um objeto tem altura, largura e profundidade porque existe, ou existe porque tem altura, largura e profundidade? Todos os capítulos deste livro foram produzidos para lhe ajudar a ficar consciente que os objetos parecem existir fisicamente porque você tem experiência de dimensão (altura, largura e profundidade) e não porque os objetos são corpos físicos no espaço. Sendo que seu corpo é um objeto, este livro também foi escrito para que você fique consciente que você não tem cinco sentidos, mas cinco tipos de experiências sensoriais. E também, para que você fique consciente que você não é um corpo contido no espaço, você é um ser adimensional tendo uma experiência de que você é um corpo contido no espaço.
Se você ainda não ficou consciente da virtualidade da realidade e do equívoco do materialismo, relia esse livro quantas vezes precisar, até despertar a consciência.