Um homem culto precisava atravessar um rio. O único jeito de atravessar era de balsa. Ele pegou um balsa e começou a conversar com o balseiro:
— Balseiro, você sabe matemática?
— Não sei! — respondeu o balseiro.
— Ah, você perdeu metade da sua vida!
— Você sabe história grega?
— Não sei! — respondeu o balseiro.
— Ah, você perdeu metade da sua vida!
— Balseiro, você sabe química?
— Não sei! — respondeu o balseiro.
— Ah, você perdeu metade da sua vida!
— Balseiro, você sabe literatura portuguesa?
— Não sei! — respondeu o balseiro.
— Ah, você perdeu metade da sua vida!
No meio da viagem a balsa rachou e começou a encher de água. O balseiro perguntou ao homem culto:
— O senhor sabe nadar?
— Não sei! — respondeu o homem.
— Ah, você perdeu sua vida inteira!
O homem culto é sua ignorância Phd, que conhece tudo de tudo, menos do que mais importa conhecer: a si mesmo (autoconhecimento).
Você quer viver bem, quer ser feliz. Faz curso. Lê livros. Canta mantra. Faz mentalizações. Reza. E não entende porque continua estressado, angustiado, frustrado, depressivo, em pânico, etc. São dois motivos: 1) Conhecimento não é autoconhecimento, 2) Acreditar não é saber.
Para entender porque sua vida não funciona você precisa entender como você funciona, você precisa de autoconhecimento. Esse é o primeiro passo. O segundo passo é parar de acreditar e começar a saber.
Não importa se você tem uma mala cheia de cultura espiritual, filosófica, científica, religiosa, escambau. Se você não sabe de si por si, você não sabe nada, apenas pensa que sabe. O vídeo abaixo — retirado do filme Ex_Machina – ilustra a ignorância Phd usando a metáfora da Maria No Quarto Preto E Branco. Assista antes de prosseguir:
Acreditar é entrar num quarto escuro à procura de um gato preto que não está lá. Saber é acender a luz. Se alguma crença fosse capaz de resolver o sofrimento humano, já teria resolvido. Só a luz pode dar fim à escuridão. Só o despertar da consciência pode dar fim à ignorância.
Praticar autociência é acender a luz. Só existe crença em estado de ignorância, quando você está consciente, a consciência substitui a crença.
Com consciência tudo se resolve, sem consciência tudo se complica.
Se você quer resolver definitivamente seu mal viver, está no lugar certo. A 1ficina é uma escola moderna, virtual e gratuita que ensina como praticar autociência e produzir autoconhecimento existencial, psicológico, pessoal e social.