DESEJO É IMUTÁVEL

22/10/2018 by in category Textos with 0 and 0

A temperatura da sauna é constante: 45 graus. Seu desejo é constante: você sempre deseja o BEM. 45 graus é BEM para você. Você entra na sauna. Depois de 15 minutos dentro da sauna, você sai. Sendo que a temperatura da sauna é constante: 45 graus. Sendo que seu desejo é constante: você quer o BEM. O que muda para você sair da sauna?

— O que muda é meu árbitro. Escolho entrar e depois escolho sair.

Sim, você muda da opção (A) “Ficar na sauna” para opção (B) “Sair da sauna”. Mas por que? O que muda que estimula você a mudar de opção?

 Eu sempre quero o BEM, quando o BEM fica MAL, eu continuo a optar pelo BEM. Por isso saio da sauna.

Exato! Seu desejo é sempre pelo BEM. Isso nunca muda. Você nunca deseja o MAL. Mas a sauna 45 graus é BEM no começo. A sauna 45 graus é o paraíso. Por isso você entra. Mas ela vira o inferno, por isso você sai. Como acontece a transformação? Como o paraíso se transforma no inferno? Como o BEM se transforma em MAL, sendo que nada muda, nem seu desejo nem a temperatura?

— Mudam as condições.

Não! A temperatura da sauna é constante: 45 graus.  Seu desejo também é constante: você quer o BEM.

 O calor me faz BEM no começo, mas quando o corpo está muito aquecido, o mesmo calor me faz MAL.

Sim, sendo assim, o que muda?

— Meu sentimento muda e me aconselha a mudar meu desejo.

Quase! É impossível mudar o desejo. Você quer o BEM, sempre.

— Meu sentimento muda e me aconselha a mudar para outra opção que satisfaça o mesmo desejo pelo BEM, por isso saio da sauna.

Exato! O que muda é seu estado emocional. No começo seu estado emocional é felicidade (BEM ESTAR), depois de 15 minutos seu estado emocional vai se transformando em sofrimento (MAL ESTAR). Assim como o calor cozinha o ovo e o transforma em ovo cozido, também cozinha seu sistema nervoso e transforma felicidade (BEM) em sofrimento (MAL). Você experimenta mais e mais MAL ESTAR. Esse sofrimento é seu sistema emocional gritando: “Acoooorda! O BEM está se transformando em MAL. Muda de opção urgeeeeeente!” Por isso você sai da sauna. O mesmo acontece com todas as suas opções. Só que você ignora isso. Por ignorar, ao invés de mudar de opção, você tenta mudar seu desejo (outroísmo submisso) ou tenta mudar o desejo do outro (outroísmo impositivo). Mas é impossível mudar o desejo, tanto o próprio com o do outro. Você tentando fazer o impossível é você vivendo mal.

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari