Já estive no seu lugar de aluno, então, antes de começar esse ciclo de estudos, vou te contar o que você está buscando e por que. Vou te explicar isso de uma forma simplificada, assim como um adulto explica coisas complexas para uma criança.
O que você está buscando não é autoconhecimento, nem sabedoria, nem iluminação, nem despertar da consciência, nem espiritualidade, nem evolução, nem empoderamento, nem transformação pessoal, nem qualquer outra coisa, senão: fe-li-ci-da-de.
Se eu te perguntar se você prefere autoconhecimento, sabedoria, iluminação, despertar da consciência, espiritualidade, evolução, empoderamento, transformação pessoal ou felicidade, é óbvio que você irá responder que prefere felicidade. Afinal, de que adianta tudo isso sem felicidade? Não adianta nada.
Mas tem um porém. Para viver mal, ignorância basta, para ser feliz, só com autoconhecimento. “Não tem outro jeito, Ferrari? Nem ficando rico?”, você pode me perguntar. A resposta é não! Dinheiro pode comprar conforto e prazer, mas não compra felicidade. Se dinheiro comprasse felicidade, ricos não tinham depressão, não viviam mal, não sofriam.
Seu nível de felicidade é diretamente proporcional ao seu nível de autoconhecimento. Felicidade não tem nada a ver com riqueza, com status, com erudição, com fama, etc. Felicidade tem a ver apenas com seu nível de autoconhecimento. Se o seu nível de autoconhecimento é 5.73, sua felicidade é 5.73. Se o seu nível de autoconhecimento sobe para 5.78, sua felicidade sobe para 5.78.
Você busca a felicidade, mas é impossível ser feliz sem autoconhecimento, assim como é impossível ser um pintor sem visão, ou ser um músico sem audição. Então, você veio aqui procurar alguém que já tem autoconhecimento para te ajudar a ter também e, consequentemente, encontrar o que busca desde que nasceu: felicidade.
Isso te coloca na desagradável posição de aluno. Para você entender o motivo dessa posição ser desagradável, vou dividir a palavra aluno em duas partes: (a) sem e (luno) luz. Usando essa lógica, aluno é sem luz, ou seja, sem LUcidez. Você é um aluno porque você ainda não sabe o que você é, o que é ser humano. Você não tem autoconhecimento.
Mas até aí, tudo bem. Não saber de si é desagradável, mas nem tanto. O desagradável mesmo é que você pensa que sabe. Tem o “saber” e tem o “acreditar”, são diferentes. Quem acredita, não sabe, acredita (pensa que sabe). Você não sabe de si por consciência própria, você apenas acredita em crenças religiosas, filosóficas, espiritualistas, etc.
Resumindo, sua ignorância é dupla. Além de você ignorar o que é ser humano, você ignora que ignora. Imagine uma pessoa que não sabe o que é salmorejo, mas pensa que sabe. A ignorância dela é dupla. Além de ignorar o que é salmorejo, ignora que ignora. E quanto mais ela continuar achando que sabe, mais vai continuar na ignorância.
Mas até aí, tudo bem também. Viver em estado de dupla ignorância é desagradável, mas nem tanto. O principal motivo para a posição de aluno ser desagradável, é que aluno é alguém que decidiu sair do estado de ignorância. Não existe aluno antes dessa decisão. Antes dessa decisão existe apenas o estado de ignorância dupla.
“Você não tem culpa de ignorar, você tem culpa de continuar na ignorância”. Essa é uma frase emblemática da 1ficina. Você nasce em estado de absoluta ignorância. Ignorar não é culpa sua. Permanecer na ignorância é, pois trata-se de uma decisão. Você pode sair da ignorância se decidir sair.
Mas como sair da ignorância, se você nem sabe que não sabe? É preciso que algo ou alguém desperto, lúcido, consciente, deixe explícito, óbvio, ululante, que você está equivocado. É preciso que algo ou alguém esfregue sua ignorância na sua cara. Senão você continua na ignorância.
Esse algo é o ciclo de estudos EUreka. A cada passo que você avançar no ciclo de estudos EUreka, vou esfregar sua ignorância na sua cara, um pouco mais, um pouco mais, um pouco mais… Até você abandonar o diploma de sabe-tudo e assinar o atestado de ignorante. Chegamos então ao derradeiro entendimento da desagradável posição de aluno, principalmente no começo, que você está cheio de bagagem intelectual (ignorância Phd).
Decidir ser aluno é pedir para apanhar. Você está aqui para levar uma surra. Cada livro, cada passo, cada interação minha com você, tem apenas um propósito: esbofetear sua consciência adormecida. “Acorda! Acorda! Acorda!”.
Se você espera outra coisa do ciclo de estudos EUreka, aproveite esse alerta e cai fora agora. Se você deseja continuar pensando que sabe, não perca seu tempo com esse ciclo de estudos, nem faça a 1ficina perder tempo com você. O ciclo de estudos EUreka não tem nada para te dar além de socos, tapas e pontapés na sua consciência adormecida.
Se você quiser (sair da ignorância) e vier pro que der e vier, dá play no áudio abaixo e seja bem vindo!