*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

De onde você tirou essa ideia de significante e significado?

25/05/2020 by in category Perguntas, Realidade multimídia tagged as , , with 0 and 0

A primeira vez que ouvi essas duas palavras “significante e significado” foi na faculdade de comunicação, numa matéria que todo mundo levava bomba, chamada semiótica. Eu quase levei bomba também. Passamos a vida acreditando que o significante é o significado, não é fácil sair desse equívoco. A professora explicava, explicava, mas a explicação não entrava na minha cabeça.

Nessa época, achava essa matéria (semiótica) uma grande besteira. Não entendia porque tinha essa matéria chata e inútil em um curso de comunicação. Quando despertei a consciência existencial, os termos “significante e significado” ressurgiram na minha cabeça e encaixaram feito luva.

Na semiótica, o conceito de significante é usado apenas para símbolos e signos de comunicação. Na 1ficina, extrapolei o conceito de significante para toda realidade objetiva e simulada. É difícil discernir o significante e o significado na concepção da semiótica, então, é mais difícil ainda na concepção da 1ficina, que extrapola o conceito e o explica como parte da realidade multimídia.

Entendo sua dificuldade, mas recomendo que estude o assunto com profundo compromisso e dedicação. Entender que realidade é multimídia é fundamental para viver e conviver bem. O tempo e o compromisso nesse estudo vale cada segundo investido.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari