Davi contra Golias

10/11/2022 by in category Capitulos, Egogame with 0 and 0

Paradigmas podem ser pessoais ou coletivos. Paradigmas pessoais são mais fáceis de serem desmascarados porque a única ignorância que os mantêm operantes é a sua. Paradigmas coletivos são bem mais difíceis de serem desmascarados porque são mantidos de pé pela influência da ignorância coletiva.

Lembra quando você era criança e acreditava em Papai Noel e Bicho Papão? Hoje em dia é óbvio que eram paradigmas equivocados, que Papai Noel era seu pai fantasiado de roupa vermelha e barba branca e que Bicho Papão era apenas uma história de terror. Mas ninguém na sua coletividade infantil desconfiava que o paradigma do Papai Noel e do Bicho Papão eram farsas. Muito pelo contrário, todos seus amiguinhos, e até os adultos, reforçavam a farsa.

A influência de um paradigma coletivo é tremenda nos indivíduos. É Davi contra Golias. É você acorrentado na Caverna de Platão. Assim como na infância era quase impossível você escapar dos paradigmas do Papai Noel e do Bicho Papão, também é quase impossível você escapar dos paradigmas coletivos atuais sobre o que é ser humano.

Só que quase impossível não é impossível. Tem um jeito de você sair da Caverna de Platão. Tem um jeito de Davi vencer Golias. O jeito é praticando autociência. É o que estamos fazendo aqui, passo a passo.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari