Leis jurídicas são explícitas. Roubo e assassinato são crimes e implicam em pena de prisão. Tanto as leis jurídicas como as respectivas punições estão publicadas na legislação e qualquer um pode pesquisar na internet. Não tem nada oculto ou implícito sobre as leis jurídicas.
Só que as leis jurídicas não são as únicas que censuram o comportamento e demandam obediência. Tem outro tipo de lei social, que não está publicada em lugar nenhum, que ninguém sabe de onde veio, que não faz parte da legislação, mas que também censura e pune os infratores.
Me refiro a lei moral. Por exemplo, não existe nenhuma lei jurídica que diga que é crime homem usar roupa cor de rosa. Contudo, se você for homem, provavelmente você nunca teve e jamais terá uma roupa cor de rosa. Por que não? Porque na sociedade masculina, usar cor de rosa é um crime moral.
Homem que é homem não usa cor de rosa. Essa é a lei moral masculina. Cor de rosa é proibido. Todo homem deve saber disso e qualquer homem que desobedeça essa lei, a punição é garantida. Sua reputação é jogada na lama e pisoteada por todos os outros integrantes. Isso na melhor das hipóteses.