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Consumismo inconsciente

25/04/2017 by in category Casa da razão humana, Dilema do objetivo, Realidade multimídia, Textos tagged as , , with 0 and 0

Você é um consumidor de significados. Claro que você não tem consciência disso, mas é isso.

Produto é significante, coisa, objeto. Seu consumismo não é por significante, você não compra coisas, você compra o significado que está mentalmente associado as coisas.

Coisa é substantivo, significado é adjetivo associado ao substantivo.

O que você deseja em uma coisa é o que não está na coisa. O que você deseja ao comprar um produto é o significado que está associado ao produto e não o produto. Por isso, tão logo você percebe que a coisa que você comprou é o que é, uma coisa, você perde o interesse pela coisa.

Ver coisa como coisa retira da coisa o que nunca esteve nela, o significado.

O sorriso encantador não está no creme dental. A beleza não está no vestido, nem no sapato, nem nos cosméticos. O orgasmo não está na lingerie, nem no chocolate. A festa não está dentro da lata de cerveja. O sucesso e a masculinidade não estão no cigarro. A família feliz não está no pote de margarina. A juventude não está na garrafa de coca cola. O American Dream não está no Big Mac.

Associação de significado não acontece só para produtos físicos e monetariamente lucrativos, acontece para produtos ideológicos e socialmente lucrativos também.

O reino dos céus não está no cristianismo. A iluminação não está no guru. A verdade não está no espiritismo. O bem estar não está na yoga. A igualdade social não está no comunismo. A prosperidade não está no capitalismo. E assim por diante.

Consumo é você usando uma coisa (dinheiro) para comprar outra coisa (produto). Só que você não deseja coisas, você deseja o significado associado as coisas. Entender isso transforma seu consumismo em uma aula de autoconhecimento.

© 2021 · 1FICINA · Marcelo Ferrari