LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.


LIVROS EXTRAS

A vida secreta de Walter Mitty | Conselho do Tio Ben

19/10/2021 by in category Rebobinando o filme tagged as , with 0 and 0

Como você sabe se deve ou não fazer algo se ainda não está fazendo? Como você sabe, por exemplo, que não deve colocar a mão no fogo porque irá se queimar? Você sabe porque você é um ser humano e tem uma bola de cristal capaz de prever o futuro. Sua bola de cristal se chama: imaginação. É graças a ela que você sabe o que irá acontecer se colocar a mão no fogo.

Sua bola de cristal funciona em parceria com a memória, ela faz previsões baseadas no que está arquivado na memória. Tudo que você experimenta fica memorizado e cada nova memória aumenta o poder de previsão da sua bola de cristal. Quanto mais memória, mais poder de prever o futuro, quanto menos memória, menos poder de prever o futuro.

É por isso que uma criança coloca a mão no fogo e você, adulto, não coloca mais. Você lembra que já se queimou e prevê, através da imaginação, que se colocar a mão no fogo irá se queimar novamente. Uma criança nunca se queimou, então, não tem memória de queimadura, logo, não consegue prever que irá se queimar.

Você sempre desejou prever o futuro e acabou de descobrir que tem uma bola de cristal dentro de você. Que maravilha, não é? Sim! Mas é preciso saber usar bem a maravilha da imaginação, senão, o feitiço vira contra o feiticeiro.

Eis o caso do personagem Walter Mitty. Ele vive tanto no mundo da imaginação que acaba não vivendo de verdade, ou seja, objetivamente. Outro problema é quando ele desconsidera que a previsão imaginada pode estar equivocada.

Milhões de pessoas usam a imaginação para prever os números sorteados na loteria, mas quase nenhuma certa. Walter Mitty previu que o negativo da fotografia havia sido perdido, que o fotógrafo Sean O’Connell estava na Groenlândia e que ele, Walter, iria morrer se entrasse em um helicóptero pilotado por um piloto bêbado, mas ele se equivocou em suas previsões.

Walter não está sozinho no fracasso. Todos erramos em nossas previsões do futuro. É inevitável. Nada acontece exatamente como imaginamos, pois o futuro nunca é exatamente a repetição do passado, embora possa ser muito similar. E principalmente, porque o que acontece na realidade objetiva, não depende apenas de um, mas de todos os envolvidos na criação da realidade.

Como diz o famoso conselho do Tio Ben ao Homem Aranha: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Ter imaginação é um grande poder. Nenhum outro ser no planeta tem o poder de prever o futuro. Então, grande também é sua responsabilidade de usar bem o poder da imaginação.

Walter Mitty usa mal a imaginação no começo da sua história, mas vai aprendendo a usar bem. Você também está aprendendo. Se quiser acelerar a aprendizagem, pratique autociência.

Boa prática!

LER MAIS RESENHAS

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari