Compromisso de professor

26/02/2024 by in category Manual do aluno tagged as , , with 0 and 0

Não sei quem é você. Não sei porque tem interesse por autoconhecimento. Não sei porque escolheu a 1ficina para iniciar ou continuar sua busca por autoconhecimento. Não sei porque decidiu participar do ciclo de estudos EUreka. Mas sei que você é um ser humano igual eu, e que, ao decidir estudar na 1ficina, consciente ou não, me escolheu para ser seu professor. Por isso, saiba que meu compromisso com você durante todo o ciclo de estudos EUreka, é honrar sua escolha.

A maneira como vou fazer isso, é sendo o melhor professor de autociência que posso ser. Mas quando digo “melhor professor”, não estou dizendo que vou ser bonzinho. Não estou dizendo que vou te paparicar. Nada disso. Muito pelo contrário. Eu vou ser o demônio, o capeta, o diabo. Sou um professor de autociência, minha função é te ajudar a se esclarecer sobre o que é ser humano. Nesse sentido, dar o melhor de mim, é me esforçar ao máximo para destruir sua ignorância Phd.

Você é um ignorante Phd. Só que você adora suas crenças equivocadas. São crenças de estimação, cultivadas com muito carinho e dedicação por anos e anos. Algumas, desde seu nascimento. Dar o melhor de mim como professor de autociência, implica em te ajudar a desmascarar essas crenças equivocadas, para que se liberte delas. Para te ajudar com isso, eu preciso esbofetear, socar e martelar seus equívocos. Isso não é agradável. Dói.

Quanto mais inconsciente você estiver dos seus equívocos, mais irá doer. E quanto mais doer, mais voce irá pensar que não estou cumprindo com minha promessa de melhor professor. Você pensará: “O Ferrari falou que iria me honrar como aluno e agora está batendo em mim”. Você ficará com raiva de mim. Raiva é pouco! Você ficará furioso e magoado. E provavelmente, assim como a maioria dos alunos, você irá sair do ciclo de estudos só para me mostrar que o errado sou eu.

Se você sair, não irei me alegrar. Eu sei que dói receber marteladas na cabeça, e que, para evitar a dor, seu instinto de proteção é fugir do martelo (sair do ciclo de estudos Eureka). Mas nem por isso vou deixar de bater com o máximo de força. Ao contrário do que parece, martelar seus equívocos, sou eu honrando você ter me escolhido como seu professor. Se eu te mimar e ficar batendo palmas para os seus equívocos, não estarei te ajudando, estaria apenas alimentando o que te faz viver mal.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari