Repetir, repetir, repetir

13/04/2020 by in category Capitulos, Textos, Tic tac, Três passos tagged as , , , with 0 and 0

Aluno que estuda um segundo idioma não se lembra do processo que passou na infância para aprender o primeiro, então, surge no aluno a crença (equivocada) de que aprendizagem é um processo sem processo. Grande engano! Para aprender um segundo idioma o aluno deve passar pelo mesmo processo de aprendizagem que passou para aprender o primeiro. Só que tem uma coisa no processo de aprendizagem do segundo idioma, que também teve no primeiro, mas que o aluno esquece e não está interessado em lembrar. O quê? A repetição. Infinitas horas de repetição. Tediosas horas de repetição. O saco explodindo de não aguentar mais repetir a mesma palavra, a mesma estrutura gramatical, o mesmo som, o mesmo vocabulário, o mesmo mesmo. Já vi aluno de inglês chorando sangue, se descabelando, fazendo promessa, implorando de joelhos, oferecendo pagar o dobro, o triplo, o que fosse preciso para aprender sem precisar passar pelo processo de aprendizagem. A maioria esmagadora desiste. Alguns voltam depois, mas desistem novamente. E voltam de novo e desistem novamente. E ficam assim, rodando em círculos na estaca zero. Mas também já vi o milagre da aprendizagem acontecendo com alunos teimosos, que pagam o preço da aquisição de uma nova competência, que suportam e sobrevivem ao tedioso processo de repetição.

Talento não é suficiente. Talento facilita, mas não substitui o processo de aquisição da nova competência. E pior! Talento que não é exercitado, apodrece. Vejo pessoas com talentos apodrecidos o tempo todo. Pessoas que teimam em perpetuar o apodrecimento por não pagarem o preço do desenvolvimento de uma competência: a repetição. Dói desenvolver uma nova competência. Dói mais ainda mudar de uma velha competência para uma nova. Mas não tem atalho. Fugir da repetição do novo é repetir o velho.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari