*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Como se forma o gabarito autoista?

25/04/2022 by in category Egoísmo, Perguntas tagged as , , with 0 and 0

Seguir o próprio gabarito é uma metáfora para dizer: viver em acordo com a própria unicidade. Sua unicidade não se forma, sua unicidade é existencial. Então, você não tem como saber o que é certo e errado para você, ou seja, você não tem como saber do seu gabarito, mas você tem como sentir. É para isso que serve seu sistema emocional (GPS do Destino).

PERGUNTA: Sendo que meu gabarito é uma mistura de partes de vários outros gabaritos aprendidos…

Tem um equívoco nessa sua premissa. Seu gabarito não é uma mistura de partes de vários outros gabaritos aprendidos, seu sistema de crenças que é assim. Seu gabarito é sua unicidade. Unicidade não se aprende. Aprendizagem é sempre de fora para dentro. Você aprende observando o outro e imitando o outro. Autoconhecimento é impossível de ser adquirido através de aprendizagem. O processo de aquisição de autoconhecimento se faz através da descoberta e não da aprendizagem.

CONTINUAÇÃO DA PERGUNTA: Como posso separar os meus gostos verdadeiros dos aprendidos?

Usando seu sistema emocional (GPS do Destino). Quando você gosta, é sinal de que está em acordo com sua unicidade, quando você não gosta, é sinal de que não está em acordo com sua unicidade. O que não significa que você tem que odiar tudo que aprendeu. Quando você aprende algo e gosta do que aprendeu é porque essa aprendizagem está em acordo com sua unicidade. Se não gosta da aprendizagem, está em desacordo. E por fim, vale alertar que a resposta do seu sistema emocional depende da circunstancia. Por exemplo, tem coisas que você adorava na infância e atualmente não gosta mais. Outro exemplo, tem coisas que você gosta de fazer de noite, mas não gosta de fazer de dia, e assim por diante.

PERGUNTA: As vezes não sei se o que estou fazendo é para realizar meu desejo ou o desejo dos outros. Meu GPS está quebrado?

Não, seu sistema emocional é um GPS incorruptível e infalível. O que não significa que seu entendimento sobre o funcionamento do seu sistema emocional seja infalível. Não é. É preciso prática em autoanalise para entender bem o que o sistema emocional está sinalizando. No início, é muito comum o praticante ficar perdido na análise.

PERGUNTA: Se não sei quais são os meus desejos, como posso descobrir?

Primeiro, aproveito para dizer que você jamais ira encontrar uma lista dentro de você com o título “Meus desejos”. Isso é um equívoco. Não existe essa lista. O que existe é o momento em que um objeto, uma circunstância, uma opção ou uma possibilidade tromba com você. Isso acontece a todo instante. Por isso, a todo instante você está experimentando um estado emocional. Se mantenha atento ao seu sistema emocional, instante após instante e você estará descobrindo seu desejo instante após instante.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari