COISA MAIS CARA DO MUNDO

25/01/2019 by in category Textos tagged as , with 0 and 0

A nova moda do imperador espiritualista se chama mindfullnes. O que é isso? É um nome dissociado da terminologia budista criado para levar pessoas a praticarem budismo sem perceberem que estão praticando budismo. Em outras palavras, mindfullnes é meditação para alérgicos a doutrinas e religiões. E o que mindfuness tem a dizer ao mundo? E porque mindfuness está se tornando popular? Vou explicar: preste atenção, preste muita atenção! Entendeu? Não? Vou explicar novamente: preste atenção, preste muita atenção! Entendeu agora? Ainda não? Vou contar uma história, talvez lhe ajude a entender.

Fiz faculdade de comunicação. Fazia parte desse curso ter aulas de propaganda e marketing. Logo na primeira aula dessa matéria, um professor com cara de integrante do clube da luta (ops! quebrei a primeira regra) perguntou para classe cheia: “Qual é a coisa mais cara do mundo?” O povo começou a listar produtos. O professor foi balançando a cabeça em sinal de negativo para cada um deles. Depois de 10 minutos de fracasso coletivo, ele respondeu: “A coisa mais cara do mundo é sua atenção!”.

Ninguém entendeu a resposta. Ele explicou: “10 segundos da sua atenção na rede globo, no horário nobre, custa 100 mil reais. Ou seja, sua atenção custa 10 mil reais por segundo”. Não lembro bem o valor exato, mas era algo assim de fazer cair o cu da bunda. Ele completou: “Uma empresa de televisão ganha 100 mil reais em 10 segundos. E por que? Porque você não consome produtos (coisas), você consome propaganda (ideias). Quando você vai ao supermercado e compra uma bolacha nova, aquela bolacha não é nova, você já comprou aquela bolacha pelo menos umas trinta vezes enquanto estava assistindo a propaganda do jornal nacional”. Os alunos ficaram de pau duro sonhando com o poder da profissão. Eu lembrei da música dos Engenheiros do Hawaii: “Um dia me disseram / que as nuvens não eram de algodão / sem querer eles me deram / as chaves que abrem essa prisão”.

Entendeu porque mindfullnes está se tornando popular? Ainda não? Preste atenção, preste muita atenção!

A coisa mais cara do mundo não é uma coisa!

LIVROS RELACIONADOS


© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari