Imagine dois cegos jogando ping-pong. Qual é a qualidade de um jogo assim? É péssima! Horrível! Tenebrosa! E por quê? Porque os jogadores estão em estado de ignorância. O mesmo acontece com a convivência humana. O problema da sociedade não é o capitalismo, nem o comunismo, nem a criminalidade, nem a corrupção, nem nada disso. O problema da sociedade é o estado de ignorância dos sócios.
Assim como todos os problemas em um jogo de ping-pong entre cegos são decorrentes da falta de visão dos cegos, todos os problemas sociais são decorrentes do estado de ignorância dos seres humanos sobre si, sobre o que é ser humano.
Logo, a solução final para todos os problemas sociais é sair do estado de ignorância. Ou seja, despertar a consciência. É por isso que todos os seres despertos se tornam mestres, gurus, professores e não políticos. Eles sabem que a sociedade é uma coletividade de sócios e que para mudar o comportamento coletivo é preciso despertar a consciência dos indivíduos.
Imagine uma sociedade de budas e cristos. Você acha que numa sociedade assim seria possível existir escravidão, guerras, injustiça social, discriminação, revólveres, bombas atômicas e câmaras de gás? Você acha que numa sociedade assim alguém acreditaria na aniquilação e no controle como estratégias de bem viver?
O problema fundamental é a ignorância. A causa de todo mal viver é a ignorância. Por isso, a solução final é o despertar da consciência, amplo e irrestrito. Despertar existencial, psicológico e pessoal.
Só que o adormecimento atual do ser humano é muito profundo. Então, não é qualquer despertador que irá despertá-lo. E também não é tudo de uma vez. O que farei a partir de agora é ajudá-lo a despertar um pouquinho para como você cria e perpetua o problema que deseja tanto que acabe: a má convivência.