Capitalismo nu

22/08/2023 by in category Capitulos, Comunismo universal tagged as , , with 0 and 0

Capitalismo é um sistema econômico fundado na propriedade. Sem propriedade não é possível haver capitalismo. Como você pode vender uma maçã se você não é dono da maçã? Como você pode vender leite se você não é dono da vaca? Como você pode vender ovo se você não é dono da galinha? Como você pode vender um terreno se você não é dono da terra? O capitalismo é um sistema econômico construído em cima de uma mentira: a propriedade. Só que os seres humanos idolatram a mentira como se fosse verdade. É igual naquela história do rei que está nu. Vou contar a história caso você ainda não conheça:

Um rei muito severo e vaidoso; não admitia ser contrariado. Certo dia apareceu um homem se dizendo alfaiate, na verdade, um charlatão, e se ofereceu para fazer a roupa mais bonita que qualquer monarca, em todo o mundo, jamais havia tido. Mas tinha um porém, ele avisou que somente as pessoas inteligentes poderiam vê-la. O rei, tocado pela vaidade, logo se interessou e o contratou. Providenciou todos os materiais que lhe fora solicitado. Fios de ouro, tecidos finos, adereços de diamantes e tudo que havia de melhor e mais valioso. Acomodou o “alfaiate” em um atelier e deixou que desenvolvesse seu trabalho. Passadas algumas semanas, como não teve notícia, o rei foi ao local onde estava sendo confeccionada a roupa. Viu uma mesa vazia, e o homem fazendo inúmeros movimentos como se estivesse medindo, costurando, esticando etc. O rei, para não transparecer diante de seus súditos que não estava vendo nada, começou a elogiar. Por sua vez, os súditos presentes, que nada viam, para não passarem por ignorantes, também elogiaram. Após mais uma semana, o alfaiate deu o trabalho por terminado e convocou o rei para ir vestir a roupa. Este, para não deixar passar em branco, convocou todo o povo para um desfile onde ele mostraria sua nova roupa. Assim foi feito. Com o rei nu, e todos fingindo que viam as vestes reais, o desfile seguiu, mas não se manifestavam para não passarem atestado de ignorantes. Somente uma criança, na sua pureza e inocência, vendo toda aquela encenação, gritou: “o rei está nu!!”.

Você é dono da maçã? Você sabe que não é! Você é dono da vaca? Você sabe que não é! Você é dono da galinha? Você sabe que não é! Você é dono da terra? Você sabe que não é! Você é dono de alguma coisa? Você sabe que não é! Mas você vive como se fosse. Todos fingem que o rei está vestido com roupa de fios de ouro e diamantes, então, você finge também. Todos fingem que são donos da maçã, da vaca, da galinha e da terra, então, você finge também.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari