Capitalismo é normal

23/08/2023 by in category Capitulos, Comunismo universal with 0 and 0

Era uma vez um reino em que todos os habitantes viviam de forma natural, lúcida e saudável. Até que uma cobra venenosa caiu dentro do poço que alimentava o reino. A água do reino ficou envenenada. Quando um habitante bebia da água do poço, ficava doente e louco. Em pouco tempo, todos beberam da água e ficaram doentes e loucos. Menos o rei, que bebia água de um poço que ficava embaixo do seu trono. Quando os loucos viram o comportamento lúcido do rei, consideraram que o rei estava louco e tentaram matá-lo. Para não ser assassinado, o rei foi até o poço envenenado, bebeu da água do poço e também ficou louco e doente. Por um tempo, a normalidade voltou ao reino. Até que nasceu uma nova criança. A nova criança era natural, lúcida e saudável e, por isso, interrompeu a normalidade do reino. Para restaurar a normalidade, o rei ordenou que a criança bebesse água envenenada. E para que a normalidade permanecesse para sempre, o rei decretou que todas as crianças recém-nascidas deviam ser batizadas com água envenenada após o nascimento.

Não existe propriedade no universo. Acreditar em propriedade é loucura. Mas todos os seres do planeta terra foram batizados no capitalismo. Por isso que o capitalismo é normal. O capitalismo não é apenas um sistema econômico, é a programação mental base da identidade social. O capitalismo é uma programação mental tão básica como o idioma que você fala. Você fala português por que aprendeu na escola? Claro que não! Você fala português porque nasceu em uma coletividade em que as pessoas falam português. Você aprendeu português por osmose. Analogamente, você é capitalista porque nasceu em uma coletividade em que as pessoas acreditam em propriedade. Você é capitalista por osmose.

Quando digo que não existe propriedade no universo, estou falando o óbvio na linguagem do óbvio. É óbvio que não existe propriedade no universo. Mas para sua mentalidade capitalista, propriedade é tão normal, mas tão normal, que é considerada natural. Então, quando sua mentalidade capitalista escuta essa obviedade, é como se eu estivesse falando grego. Ou pior! É como se eu estivesse falando uma lingua alienígena.

Na época da escravidão, as pessoas eram a favor da escravidão e contra o fim da escravidão. Ninguém via erro em escravizar o outro ser humano. Era normal, saudável e honroso ser escravocrata, dono de seres humanos. Para que a escravidão tivesse fim, foram necessárias guerras civis. Pense nisso e pense na normalidade do capitalismo.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari