Se fosse possível desligar as emoções, você desligaria?
Se essa pergunta lhe fosse feita em um momento de depressão, pânico, angústia ou raiva, provavelmente sua resposta seria sim, para dar fim ao sofrimento. Se lhe fosse feita em um momento de alegria, amor, plenitude ou satisfação, provavelmente sua resposta seria não, para perpetuar a felicidade. Porém, ao desligar seu sistema emocional, você desligaria tudo, tanto as dores como as delícias. Sendo assim, você desligaria?
Não sabemos o que é viver sem emoções. Mas podemos imaginar. Seria como ser surdo emocional. Se você explicar para um surdo que uma sirene tem um som estridente, o surdo não irá entender nada, não fará sentido sua explicação. O mesmo aconteceria se você fosse surdo emocional. Quando alguém lhe dissesse que está com raiva de fulano, ou que está apaixonado pela colega de escola, ou que está ansioso com o resultado do exame, ou que está feliz com o emprego novo, ou que está triste com o isolamento da pandemia, etc, você não entenderia nada. Sendo assim, volta a pergunta: se fosse possível desligar as emoções, você desligaria?
Outra forma de pensar no assunto, é a inteligência artificial. Sem emoções você seria como um robô, você não faria algo pelo prazer de fazer, nem deixaria de fazer pelo desprazer, faria e deixaria de fazer apenas porque foi ensinado a fazer e não fazer. Um robô pode jogar basquete, mas não sente alegria ao fazer uma cesta, nem fica triste quando erra. Um robô não faz ou deixa de fazer nada por conta de emoções, faz por mera programação.
Sem emoções você é incapaz de ficar consciente do seu desejo. Você sabe que quer comer chocolate porque sente uma emoção chamada “prazer” ao pensar em chocolate. Quando você sente uma emoção chamada “desprazer”, você sabe que não quer. Você sabe que quer se casar porque você sente uma emoção chamada “amor”, quando você sente uma emoção chamada “repulsa”, você sabe que não quer distância.
Você não percebe, mas a todo instante você está optando pelo que você quer é não quer baseado nas emoções e não no desejo. Então, sem emoções, você se tornaria incapaz de saber o que você quer. Entende o problema de desligar as emoções? Desligar as emoções é desligar a única bússola capaz de te conduzir a autorrealização. Seu sistema emocional é seu GPS da autorrealização, sem ele você não consegue viver em acordo com sua vontade, logo, não consegue viver bem.