Bosta não evapora

03/04/2023 by in category Bosta não evapora, Capitulos with 0 and 0

Viver bem não é questão de força, é questão de inteligência. Por isso, não importa o tanto que você queira viver bem, se você não usar uma boa estratégia, por mais que queira viver bem, por mais que se esforce, você viverá mal.

Melhores resultados não vem de maiores desejos, vem de melhores estratégias. Todo bom jogador sabe disso. E você, mesmo que não goste de jogos, deveria saber também, afinal, viver é jogar o jogo de ser humano.

Mas o que a estratégia tem a ver com a bosta? Vou explicar.

Imagine que você tomou chuva e sua calça ficou molhada. Você tira a calça e a pendura no varal para secar. Talvez você precise esperar um dia ou dois, mas sua calça irá secar. E por que? Simples, porque água evapora.

Agora, imagine que você cagou nas calças. Adianta você usar a mesma estratégia? Adianta pendurar a calça cagada no varal para resolver o problema? Claro que não! E por que não? Porque bosta não evapora.

Claro que estou usando a imagem da bosta para representar um problema. O pneu do seu carro furou, por exemplo, é uma bosta. Como resolver? Adianta pendurar a bosta do pneu furado no varal? Claro que não! Por que não? Porque bosta não evapora. O boleto vence amanhã. Adianta pendurar a bosta do boleto no varal? Claro que não! Por que não? Porque bosta não evapora.

Se bosta é uma metáfora para problema, pendurar a roupa no varal é metáfora para quê? É metáfora para esperança. Opa! Como assim? Quando você pendura a calça molhada no varal, você faz isso na esperança de que o calor do sol evapore a água e seque a calça. Você usa a estratégia da esperança. E funciona, porque água evapora. Quando você usa a estratégia da esperança com a calça cagada, não funciona, porque bosta não evapora.

Em outras palavras: esperança não serve para resolver problemas. E por que não? Porque problemas não se resolvem sozinhos (não evaporam). Para se resolver um problema é preciso que você faça ele evaporar. Para consertar o pneu furado, você precisa reparar o pneu. Para não levar multa, você precisa pagar o boleto.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari