Autoconhecimento não é para galinhas

27/04/2017 by in category Ciência do óbvio, Textos tagged as , , with 0 and 0

Existem dois tipos de autoconhecimento: teórico e prático. Autoconhecimento teórico é entretenimento, é aquele que vende em bancas de revistas, livrarias, internet, cursos, palestras e você compra com dinheiro. Autoconhecimento teórico é para quem tem interesse.

Autoconhecimento prático é diferente, é para quem está interessado em ir além do interesse, é para quem tem compromisso. A metáfora “ovos com bacon” ilustra bem a diferença entre interesse e compromisso. Americanos comem ovos com bacon no café da manhã, então, as galinhas participam do café da manhã dos americanos, pois fornecem os ovos, os porcos estão comprometidos, pois dão a pele.

Autoconhecimento prático não é para galinhas, pois requer compromisso. E mais! Requer coragem também, pois trazer a tona conteúdos que você esconde a sete chaves, embora saudável e curador, não é nada agradável.

Claro que interesse por autoconhecimento é bem-vindo e tem seu lugar. Interesse é a porta de entrada para a prática. O problema é ficar batendo na porta e nunca entrar. Se você tem mais do que interesse em se conhecer, permita-se entrar na prática. Você descobrirá que dói menos se queimar feito bacon do que ficar tapando o sol com a peneira.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari