AUTOCONHECIMENTO É INÚTIL

20/09/2019 by in category Textos tagged as with 0 and 0

Autoconhecimento não serve para nada. Só serve para possibilitar que você viva sendo você. Que utilidade isso tem para o mundo? Nenhuma. Zero. Muito pelo contrário. Sua unicidade só atrapalha o funcionamento da máquina utilitarista.

Você vai para a escola, estuda sobre moléculas, mitocôndrias, movimento retilíneo uniforme, proparoxítonas, ditongo, crase, período paleolítico, guerra da secessão, dimetil, dipropil, butanol, soma dos quadrados dos catetos, etc. Você estuda tudo que é útil. Depois arranja um emprego de 24 hs no utilitarismo. Quando sobra tempo para estudar o que é ser humano? O que é viver? Por que você sofre? Nunca! Que inutilidade! Filosofia nunca encheu uma barriga! A vida não para! Não temos tempo a perder. Sempre em frente. Mas para onde? Para ver quem chega mais rico, famoso e pós-graduado no cemitério!!!! 

Talvez, quando você se aposentar, quando não tiver mais sangue para doar, quando se tornar um peso morto para máquina utilitarista, ela vai te vomitar das engrenagens dela, e daí sim, você vai ter tempo para uma coisa inútil como autoconhecimento. Talvez. Quem sabe? Você sabe? Ou está sem tempo para pensar nisso também? 

© 2018 · 1FICINA · Marcelo Ferrari