AUTOCONHECIMENTO É INÚTIL

20/09/2019 by in category Textos tagged as with 0 and 0

Autoconhecimento não serve para nada. Só serve para possibilitar que você viva sendo você. Que utilidade isso tem para o mundo? Nenhuma. Zero. Muito pelo contrário. Sua unicidade só atrapalha o funcionamento da máquina utilitarista.

Você vai para a escola, estuda sobre moléculas, mitocôndrias, movimento retilíneo uniforme, proparoxítonas, ditongo, crase, período paleolítico, guerra da secessão, dimetil, dipropil, soma dos quadrados dos catetos, etc. Você estuda tudo que é útil. Depois arranja um emprego de 24 hs no utilitarismo. Quando sobra tempo para estudar o que é ser humano? O que é viver? Nunca. Que inutilidade! Filosofia nunca encheu uma barriga. A vida não para! Não temos tempo a perder. Sempre em frente. Mas para onde? Para ver quem chega com o maior curriculum no cemitério?

Talvez, quando você se tornar um peso morto para máquina utilitarista, ela vai te vomitar das engrenagens dela, e daí sim, você vai ter tempo para uma coisa inútil como autoconhecimento. Talvez. Quem sabe? Você sabe? Ou está sem tempo para pensar nisso também? 

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari