O primeiro tipo de sociedade que expliquei no livro Between foi a sociedade da aniquilação. Você pode pensar assim: “Isso não tem nada a ver comigo. Nunca matei ninguém. Só alguns mosquitos. Algumas baratas. E nem foram tantas assim! Não foi nenhum genocídio!”. Veremos! Primeiro assista os vídeos a seguir e depois conversamos mais.
Tanto no vídeo das crianças, como no vídeo dos adultos, parece ou não parece um bang-bang? Só que ao invés de estarem atirando uns nos outros com revólveres, estão usando a boca. Ao invés de estarem disparando balas, estão disparando verdades. Cada um está tentando matar a verdade do outro.
Assim como está explicado no livro Quatrolência, que violência não é apenas física, assassinato também não é apenas físico, também é quaternário: intelectual, afetivo, sensorial e físico. Quando você tenta matar a verdade do outro, você também está executando um assassinato, também está perpetuando a sociedade da aniquilação.
Cada indivíduo tem seu próprio dicionário mental. Cada indivíduo tem sua própria definição sobre as coisas. Cada indivíduo tem suas próprias verdades. O fato de você pensar diferente do outro, não significa que suas verdades são as únicas verdades do universo.
Assassinato intelectual é a tentativa de matar as verdades alheias para que as suas prevaleçam. Sendo que o universo é democrático, sendo que tudo pode, então, por que as verdades dos outros não podem, mesmo que você as considere equivocadas? Por que elas precisam ser eliminadas? Quando uma verdade é equivocada, equivocada ela é, qual a necessidade de eliminá-la?
Se você é praticante da doutrinação, você é um assassino intelectual, que faz parte e colabora para a perpetuação da sociedade da aniquilação. Esclarecer é diferente de doutrinar. Esclarecer é expor, doutrinar é impor.
Os garotos no vídeo não estão buscando esclarecer a questão da vaca e do boi, estão buscando impor suas verdades um ao outro. Os deputados não estão buscando esclarecer uns aos outros, estão buscando impor suas verdades uns aos outros.
Olhe para sua convivência com familiares e pessoas do dia a dia. Como você se relaciona com elas? Como essas pessoas se relacionam com você? Vocês buscam esclarecer umas as outras? Ou vocês buscam doutrinar umas as outras? Ou vocês buscam impor suas verdades umas as outras?
Olhe para a convivência geral, tanto presencial como através da internet, como as pessoas se relacionam? Buscando esclarecer umas as outras? Ou buscando doutrinar umas às outras? Ou buscando impor suas verdades umas às outras?
Eis a sociedade da aniquilação acontecendo na dimensão intelectual. E quando a aniquilação intelectual não funciona, o que vem a seguir? Vem a sociedade do controle intelectual, através da ameaça e da mentira, através do suborno e da punição.
Fake news, por exemplo. É a sociedade do controle intelectual em ação. É usar a mentira para controlar o pensamento do outro, para obrigá-lo a pensar igual você.