*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

Armadilha da iluminação

10/03/2017 by in category Ciência do nada, Textos tagged as , , with 0 and 0

Você lê o livro. O que está sendo explicado é óbvio, mas você nunca havia pensado em não pensar. A leitura coloca seus neurônios em ebulição. Você fica pensando sobre não pensar. E para não pensar sozinho, coloca todos seus amigos para pensar com você. Você começa com aquela ladainha de viver no agora, como se fosse possível ser diferente.

Quando você não aguenta mais pensar sobre não pensar, finalmente, você se dá conta que seus pensamentos apenas surgem feito coceira na orelha. EUreka! Você atingiu a iluminação. Agora você não é mais um pensador, agora você é consciência.

E lá se vai Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Descartes, Freud e Jung pelo cano. Aliás, você nem sabe que está dando descarga nessas pessoas que dedicaram a vida deles a te ajudarem no autoconhecimento. E você nem está interessado em saber. Agora você é a consciência observadora da ilusão. Você não precisa mais dar ouvidos a tanta gente ignorante.

De fato você saiu de um equívoco: pensar não é saber. Mas caiu em outro pior: acreditar que pensar é desnecessário. Não é! Você precisa se entender psicologicamente e pessoalmente para viver bem. E para se entender assim você precisa se pensar. Mas como você não se permite pensar, a ignorância psicológica e pessoal permanece, e com ela, o mal viver.

Eis a armadilha da iluminação.

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari