Passo (1) Compre um celular e dê para uma pessoa que não saiba como funciona.
Passo (2) Peça para essa pessoa, ignorante do funcionamento do celular, entrar no whatsapp e enviar um emoji de coração para um grupo de whatsapp que você participa.
Passo (3) Se a pessoa lhe disser que não sabe como fazer isso e que não entende como o celular funciona, diga para ela que não precisa saber nada, que basta ela usar o poder mágico do amor, que com amor tudo se resolve. Diga para ela amar profundamente o celular. Diga para ela amar o celular do fundo do seu coração. Diga para ela amar o celular com amor incondicional, assim como jesus amou a humanidade. Diga para ela amar o celular ao ponto de se fundirem em um só, ao ponto dela e do celular serem o próprio amor.
Passo (4) Não faça nada enquanto a pessoa não enviar o emoji de coração.
Passo (5) Morra esperando!
Você é um ser humano. Sua natureza humana é como um celular. É através da sua humanidade que você vive e convive. Então, assim como você precisa saber como o celular funciona para usar bem um celular, você também precisa saber como sua natureza humana funciona para viver bem. Quando você não sabe usar algo e deseja usar bem, você precisa descobrir como esse algo funciona. Para descobrir como algo funciona, só tem um jeito: observação e analise. Isso é praticar ciência. Quando esse algo é você mesmo, para se descobrir, você deve praticar autoobservação e autoanalise. Isso é praticar autociência.
Amor não serve para praticar autociência. Tentar usar o amor para praticar autociência é como tentar usar o olfato para assistir televisão. São faculdades distintas, tem serventias distintas. Olfato serve para cheirar e não para enxergar. Amor serve para amar e não para saber. Tudo funciona como funciona, quer você ame ou odeie o funcionamento. E quando você não sabe como algo funciona, não tem choro nem vela, ou você descobre como funciona ou não funciona para você.
Não é maldade, não é desamor. É assim que funciona. É impossível você fazer algo funcionar quando não sabe como funciona. Sua natureza humana tem um jeito de funcionar, então, se você deseja viver bem, o caminho para isso não é o amor, é o saber. Afinal, até para amar bem é preciso saber amar.