Amor difícil é tolerar a intolerância?

23/05/2022 by in category Amor fácil, Perguntas tagged as , , with 0 and 0

A palavra tolerância pode ser entendida como aceitação e daí pular para submissão. Amor difícil não é se submeter a vontade do outro, é dar ao outro a liberdade de ser outro, diferente de você. E o outro nem precisa da sua permissão para isso. O outro é outro, diferente, inevitavelmente. Então, quando você dá ao outro a liberdade de ser diferente você não está libertando o outro, está libertando a si mesmo da crença da uniformidade.

Claro que o comportamento do outro interfere na sua experiência e isso pode ser doloroso, frustrante, insatisfatório, desagradável, etc. Claro que você gostaria de controlar o outro e mudar o comportamento dele para prazeroso, satisfatório, agradável, etc. Mas fazer isso é se escravizar ao ofício de viver vigiando e controlando o comportamento do outro. É por isso que amor difícil é a melhor opção de convivência, tanto para você como para o outro. Quando você dá liberdade para o outro cuidar da própria vida, você se liberta da prisão de ter que ficar cuidando da vida do outro.

Isso não significa que você e o outro não podem conversar e entrar num acordo. Sim, vocês podem e devem. O outro quer conviver bem tanto quanto você. Quando vocês conversam, vocês podem encontrar um jeito de cooperarem um com o outro e ambos terem seus desejos satisfeitos.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari