Todos contra todos

07/08/2021 by in category Capitulos, Democracia universal, Textos tagged as , , , with 0 and 0

Nasci em um grupo chamado família. Tive vários grupos de amigos. Estudei em grupos escolares. Participei de grupos musicais (bandas), grupos de teatro, grupos de internet, times de futebol, equipes de trabalho, etc. Não bastasse isso, há 20 anos coordeno grupos de autoconhecimento. Minha experiência com grupos não é pequena, é vasta. E sendo estudioso do comportamento humano, depois de sofrer muito com a convivência humana, um dia descobri qual é a origem da má convivência em grupos.

O motivo é tão óbvio, mas tão óbvio, que não acreditei que demorei tanto tempo para percebê-lo. A causa da má convivência nos grupos é que grupos não são grupos. Junte um grupo de 10 pessoas dentro de uma sala, por exemplo. Você formou um grupo? Tem um grupo dentro da sala? Não! Tem 10 pessoas dentro de uma sala. Só isso! Um grupo de pessoas não são um grupo, são apenas um amontoado de pessoas. Esse é o problema de todo grupo, só tem nome de grupo, não tem comportamento de grupo.

Para deixar o problema dos grupos mais visível ainda, vamos aumentar o número de pessoas e a sala. Junte 7 bilhões de seres humanos dentro de um planeta. Você formou um grupo? Temos uma coletividade? Não! Temos 7 bilhões de seres famintos, individualistas, ignorantes sobre quem são, de onde vem e para onde vão, lutando a guerra do todos contra todos.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari