Quando você vai à escola iniciar o processo de alfabetização, você não começa lendo um livro, você começa aprendendo o ABC, depois aprende a ler e escrever palavras, depois frases, por fim se torna capaz de ler muitos livros.
O mesmo acontece com isso que você chama de família. Atualmente você está vivendo uma experiência humana, mas você é um ser universal, então, sua família é o universo, é a coletividade dos seres.
Só que você não tem consciência disso. Você ainda está aprendendo o ABC da universalidade. Sua família sanguínea é sua cartilha de introdução à universalidade. É através dela que você dá os primeiros passos para fora do egoísmo menor (eu) e para dentro do egoísmo maior (nós).
O passo seguinte nessa aprendizagem é ficar consciente que todo ser humano é seu irmão, parte integrante da sua família humana. Essa é a quinta conscientização para solução final. Essa é a conscientização que o cristianismo tenta trazer ao mundo.
Claro que somos diferentes. Mas o que nos une é maior do que o que nos separa. E mais! O que nos une nos torna inseparáveis. Por isso aniquilação e controle são o problema e não a solução.
Aniquilação é você assassinando seus familiares. Controle é você estuprando seus familiares. Você pode pintar essa bosta de ouro. Pode fingir que não é assim. Mas é exatamente assim.
Pense nisso e pense na primeira conscientização: “Se você não faz parte da solução, você faz parte do problema”. De que lado você está? É desse lado que quer permanecer?