LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.

A voz sábia que escuto dentro da minha cabeça é minha consciência?

27/01/2021 by in category Perguntas, Um sou dois with 0 and 0

Não! A voz que você e todos os seres humanos escutam “dentro da cabeça” é o pensamento. O pensamento também é um objeto observado assim como os objetos físicos, porém, o pensamento é um objeto psicológico. A consciência é o que está observando os pensamentos. Só que toda a cultura psicológica e filosófica humana usa a palavra “consciência” como sendo sinônimo de pensamento. Então, somos intensamente incentivados a igualar consciência com pensamento. Esse é um dos equívocos que o livro UM SOU DOIS aponta e esclarece.

Este texto: VOZ DE DEUS, trata exatamente desse equívoco.

PERGUNTA: Eu ouço duas vozes dentro da cabeça, uma com muito sofrimento, se fazendo de vítima e outra é a voz da razão. Tem alguma coisa a ver com o que a gente aprende na escola sobre o ID, ego e superego?

Sim, tem. E tem a ver também com a quaternalidade da natureza humana. E tem a ver também com autoanálise. Experimentar um pensamento e pensar um pensamento não é a mesma coisa. O que você está chamando de razão, é você fazendo autoanálise, ou seja, você pensando o pensamento.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari