LIVROS

*Os livros estão na ordem de leitura recomendada.


LIVROS EXTRAS

A meritocracia e seleção natural tem alguma relevância no despertar existencial?

24/05/2021 by in category Ciência do óbvio, Perguntas tagged as , with 0 and 0

PERGUNTA COMPLETA: A meritocracia e seleção natural tem alguma relevância no despertar existencial? Se eu sou uma pessoa que não tem acesso à informação, ao conhecimento, isso pode prejudicar no meu despertar?

Não! Aliás, muito pelo contrário. Se for fazer uma pesquisa entre os seres humanos existencialmente despertos, suponho que a maioria não terá escolaridade nenhuma, principalmente os despertos do oriente. Mas isso não significa ausência de mérito. Suponho que a mesma pesquisa mostrará que esses despertos praticaram intensamente autoobservação existencial para chegarem ao despertar existencial.

PERGUNTA: O tiozinho que vende sorvete para não deixar sua família passar fome tem menor chance de despertar do que eu que sentei no banco de uma escola?

A chance (possibilidade) é a mesma. Exatamente a mesma. Todo ser humano tem a capacidade de praticar autoobservação e despertar a consciência, tanto existencialmente, como psicologicamente e pessoalmente, porém, o tiozinho tem um desafio maior do que uma pessoa de condição financeira estável. Preocupações com a sobrevivência tendem a monopolizar a atenção dele, inibindo assim a possibilidade de focar sua atenção na autoobservação existencial.

Fazendo uma analogia, o tiozinho seria como uma pessoa tendo aula de musica no meio de um campo de guerra. Uma pessoa em condições financeiras estáveis, seria como uma pessoa tendo aula em um sala silenciosa. O desafio do tiozinho é maior.

Mas quanto maior o desafio, maior o mérito.

Por isso, o que importa mesmo para o despertar, é o tamanho da fome que o indivíduo tem de autoconhecimento. Pois é a fome que leva a prática e a prática que leva ao despertar.

E dalê tiozinho! Vai que é sua!!!!

© 2021 • 1FICINA • Marcelo Ferrari