8 BILHÕES DE ILUMINADOS

15/05/2020 by in category Textos with 0 and 0

O que você pensa sobre o que está acontecendo nesse momento de pandemia, caos na saúde e mortes?

Eu penso o óbvio. São dois óbvios:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO É O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO É IRRELEVANTE.

O que está acontecendo não importa, pois está acontecendo, o que importa é a forma como você lida com o que está acontecendo. Só tem duas formas de você lidar com o que está acontecendo: lidar bem ou lidar mal. Lidar bem é viver bem. Lidar mal é viver mal. O que importa para viver bem é lidar bem com o que está acontecendo, seja lá o que estiver acontecendo. Entendido isso, surge a pergunta que não quer calar: como lidar bem com o que está acontecendo? Surge também a resposta que nenhum aluno quer escutar: com autoconhecimento.

É impossível viver bem em estado de ignorância. É impossível viver bem sem autoconhecimento. Mas se fosse só isso estava bom! E pior! Muito pior! Você não apenas ignora o que é ser humano, você ignora que ignora. E por ignorar que ignora, você pensa que sabe. E se você já sabe, para que estudar o que já sabe? Essa é a armadilha do “pensa que sabe”. Essa é a armadilha que mata mais do que covid. São 8 bilhões de seres humanos vivendo mal porque estão presos nessa armadilha. E só tem um jeito de sair dessa armadilha, percebendo que está dentro dela.

Para acender a luz você precisa perceber que está no escuro. Para sair da ignorância você precisa perceber que está na ignorância. Esse é o primeiro passo. Aluno é uma palavra composta de duas palavras: A+luno. A significa “não”. Luno significa “luz”. Aluno significa sem luz. Só que o planeta terra não tem nenhum aluno. São 8 bilhões de seres humanos iluminados, todos lúcidos e mestres. Só que não! Então, como viver bem? Impossível.

E como sair da armadilha do pensa que sabe? Quem pode salvar o aluno da ignorância? A resposta é isso que você, todos seus familiares e os 8 bilhões de seres humanos estão experimentando: sofrimento. O sofrimento é o mestre. É o sofrimento que salva o aluno da ignorância, porque é o sofrimento que explica para o aluno que ele está na ignorância.

Produzir luz (lucidez) é a razão de ser do sofrimento. Você só experimenta sofrimento para ficar consciente que está na ignorância. E experimenta felicidade para ficar consciente que saiu. Por isso você está sofrendo, você está na ignorância. Por isso os 8 bilhões de seres humanos sofrem todos os dias, desde antes do covid e continuarão sofrendo depois do covid, se continuarem cultivando a ignorância.

Quanto ao comportamento dos seus familiares, é apenas mais um comportamento produzido pela ignorância do que é ser humano, assim como milhares de outros comportamentos.

© 2020 · 1FICINA · Marcelo Ferrari