4ª Obviedade sobre a verdade

12/12/2024 by in category A verdade sobre a verdade, Capitulos tagged as , , with 0 and 0

 

Que número é esse? Seis ou nove?

Olhando do ponto de vista do pé peludo, é seis. Olhando do ponto de vista do pé calçado, é nove. Então, qual é a verdade? É seis ou nove? A resposta é ambas.

Verdade é o cognoscível. O cognoscível é o objeto observado (objeto de conhecimento). O observado depende do observador. Não existe conhecimento sem conhecedor. Para o observador de pés peludos, o observado é seis. Para o observador de pés calçados, o observado é nove. Seis e nove são igualmente verdade, porque verdade é relativa.

Verdade é relativa ao observador. Eis a quarta obviedade sobre a verdade.

Para que dois observadores tivessem a mesma verdade, seria preciso que ambos fossem o mesmo observador. Mas se dois observadores fossem o mesmo observador, não seriam dois observadores, seriam um.

“Isso é um problemaço! O universo é feito de infinitos observadores, cada um observando do seu próprio ponto de vista! São infinitas verdades! Qual é a verdade, afinal? Não pode ser tudo verdade!”, você pensa.

Por que não? Por que só seu ponto de vista humano e pessoal tem que ser a única forma de observação? E mais! Por que sua verdade tem que prevalecer? Por que a verdade do outro precisa ser excluída? Por que precisa ser seis OU nove? Por que não pode ser seis E nove?

© 2025 • 1FICINA • Marcelo Ferrari