Manga com leite

10/11/2022 by in category Capitulos, Egogame with 0 and 0

Quando você é criança, você não entende nada do que os adultos falam, então, você tem que descobrir tudo que é possível e impossível no egogame através da experimentação. Depois que você aprende a falar português, você deixa de ser um cientista empírico e se torna um crente, você começa a aprender o que é possível e impossível acreditando no que os outros lhe ensinam.

É aí que começa o problema. Um exemplo clássico disso é a história da manga com leite. Essa crença aconteceu comigo e com muitas pessoas. Minha avó morava em um sítio que tinha duas coisas que eu adorava: manga e leite. Só que minha avó me ensinou que era impossível sobreviver à ingestão de uma manga seguida da ingestão de leite. Ou seja, manga com leite não podia, era morte certa.

Ao invés de fazer a experiência para descobrir se era impossível mesmo, eu acreditei. Todo domingo eu ia no sítio da minha avó e recebia um reforço da impossibilidade. “Não mistura manga com leite que você morre menino”. E eu acreditava novamente. E segui acreditando até os 18 anos de idade. Até que descobri que essa história era uma mentira inventada e espalhada pelos donos de fazenda para manter os escravos longe das vacas.

Com 18 anos eu achava que já tinha vivido uma vida inteira, então, fiquei em choque com a descoberta da mentira, pois eu havia sido enganado minha vida inteira. Comecei a pensar no que mais eu havia acreditado e que era mentira.

Esse é o problema de deixar de ser cientista e se tornar crente, você vive enganado. Coisas que são possíveis se tornam impossíveis não por impossibilidade, mas porque você acredita que são impossíveis. E vice-versa. Coisas que são impossíveis se tornam possíveis não por serem possíveis, mas porque você acredita que são possíveis. Por exemplo: milagre, Papai Noel, cegonha que traz bebê, deus, diabo, etc. A lista de mentiras é infinita.

Era melhor ter continuado cientista, não era? Foi virar crente: se fudeu!

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari