2600 anos depois de Moisés ter subido o Monte Sinai para receber os 10 mandamentos, Maicolsofite Uindous, último descendente de Moisés, recebe um chamado durante um sonho e sobe o Monte Sinai novamente para receber um update.
— O senhor me chamou?
— Chamei sim, Maicolsofite!
— Em que posso lhe ser útil?
— Já faz tempo que conversei com seu ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta ra vô. Muita água passou debaixo da ponte. Está na hora de fazer um update nos 10 mandamentos.
— Entendo, dez ficou pouco, vai aumentar.
— Não, vou diminuir
— Diminuir? A mundo está uma zona!
— Por isso mesmo!
— Vai ficar quantos? Cinco?
— Menos.
— Menos de cinco! Três?
— Menos.
— Dois?
— A partir de agora tem um mandamento só.
— Um só! Se 10 mandamentos não resolveram, como espera que um só vá resolver?
— Foi exatamente isso que pensei.
— Não entendi, senhor, pode me explicar melhor.
— Quando ditei os 10 mandamentos para seu ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta ra vô, Moisés, eu tinha esperança que funcionasse, tinha esperança que resolvesse, tinha esperança que vocês, meus filhos, encontrassem a paz e a felicidade.
— Continuo sem entender, senhor.
— É simples, Maicolsofite, o bug no sistema é a esperança.
— Como assim?
— Eu passei mais de 2600 anos sofrendo porque tinha esperança que uma vez escrito os 10 mandamentos vocês iriam tomar juízo e ser bons filhos.
— Então, ao invés de diminuir, aumenta os mandamentos. Faz logo uma constituição divina inteira, com direito a código de defesa do consumidor e tudo mais. Coloca todos os pingos nos ís, todos os acentos, todas as vírgulas e aumenta a punição para quem desobedecer. Ir para o inferno está pouco, porque o mundo já está um inferno. Coloca multa em dinheiro que dinheiro é a única coisa que o povo respeita.
— Não, Maicolsofite, você só está me dizendo isso porque ainda está rodando o bug da esperança. Esse é o problema: a esperança. Por isso te chamei aqui. Vou fazer um update em você e você irá repassá-lo para seus irmãos.
— Tudo bem, senhor, estou pronto. Pode fazer o update. Qual é o único mandamento?
— Perca as esperanças.
— Senhooooor!!!! Ficou louco!!!!
— Não, Maicolsofite, nunca estive tão lúcido.
— Toda religião está baseada na esperança. Todos seus filhos vão à missa e fazem de conta que estão seguindo os 10 mandamentos na esperança de que você cuide bem deles e resolva seus problemas.
— Exatamente, Maicolsofite. E quando foi que eu resolvi o problema de alguém? Você sabe quando? Nunca! Todos os problemas que são criados no mundo são vocês que criam e toda solução também. O único problema que eu criei no mundo foi dar esperança para vocês. Mas agora entendi meu erro e chamei você aqui para começar a corrigi-lo.
— Quer dizer que não devemos ter esperança que você irá nos salvar e resolver nossos problemas?
— Vocês não devem mais ter esperança em mim nem em ninguém. Vocês devem desistir de toda e qualquer esperança. Vocês devem encontrar outra maneira de resolver seus problemas. Vocês devem encontrar outra maneira de viverem em paz e serem felizes. A esperança não funciona. Temos 2600 anos de prova do fracasso da esperança. Todo mundo vive esperando tudo de todo mundo e tudo que todo mundo consegue é apenas continuar esperando. A esposa tem esperança que o marido mude e o marido tem esperança que a esposa mude, o fulano tem esperança que ciclano mude e o ciclano tem esperança que fulano mude. E nada muda porque a esperança é o problema, é o bug no sistema, entendeu agora?
— Sim, senhor, entendi. Mas se perdermos a esperança, não sobra nada! Cada um ficará por conta própria e se tornará o único responsável por viver em paz e ser feliz.
— Isso mesmo!
— Ok, senhor, espero que funcione.
— Olha o bug novamente!