EUrekatividade

10/11/2022 by in category Capitulos, Egogame with 0 and 0

Você já ganhou um jogo que você não sabia jogar? Como você fez para aprender a jogar? Provavelmente você leu o manual de instruções. Seria bom se o egogame viesse com manual de instruções também, não é mesmo? Só que não vem. E pior! Mesmo que viesse, não adiantaria nada, pois você tem que aprender a jogar o egogame muito antes de aprender a ler.

Quando você nasce, você não vai para a escola aprender o que é ser humano e o que é viver, você vai para o berço e tem que aprender tudo sozinho. “Que porra é essa aqui? Vou enfiar o dedo aqui! Ops! Entupiu! Ops! Não tô respirando. Tô ficando roxo! O que tá acontecendo? Melhor tirar o dedo daqui. Ops! Minha barriga tá doendo! Que trem é esse de dor? Não tinha dor antes. O que eu faço com essa dor? Tá incomodando demais. Tá insuportável! Não aguento! Buáááá! Buáááa! Até que enfim chegou a teta. Leite quentinho. Eu choro, a teta vem, eu bebo o leite e a dor passa. Agora entendi como funciona”.

Esse é um exemplo imaginário para simular você aprendendo a jogar o egogame desde o berço, em absoluta solidão, sem professor nenhum. Claro que foi mais difícil que isso, pois você não sabia nada de nada. Você não sabia sequer que você era um você (ser humano). A vantagem era que você não tinha outra coisa para fazer no berço além de ficar se perguntando: “Quiporra é essa? Quiquitá rolando? Quemquieusô? Dondeuvim? Prondeuvô?”

O egogame não vem com manual de instruções porque o egogame é uma eurekatividade (atividade de autoconhecimento). O egogame é um jogo de descobrir as regras do jogo. Você entra no egogame em absoluta ignorância justamente para brincar de sair da ignorância através da experimentação do jogo. Ou seja, você entra no egogame para aprender a jogar jogando.

O egogame é um jogo que possui regras assim como todo jogo. Só que você nem sabe disso. Você não sabe absolutamente nada. No começo da brincadeira, você é apenas um bebê babão com o arbítrio na mão. E cabe a você, bebê babão, descobrir tudo, absolutamente tudo sobre o funcionamento do egogame usando esse arbítrio que você nem sabe que tem.

E adivinha só: você consegue! Você ainda não descobriu todas as regras do egogame, mas já descobriu muitas. Se não tivesse descoberto estava morto, porque continuar vivo é uma das regras para continuar jogando. Só que viver é mais do que apenas sobreviver. Ser humano é mais do que comer, beber, mijar e cagar para continuar comendo, bebendo, mijando e cagando. Tem mais regras para você descobrir além das regras de sobrevivência e poder viver melhor (jogar melhor).

Se você vive mal, é porque ainda ignora regras fundamentais do egogame. Para que você possa sair da ignorância dessas regras fundamentais e viver melhor, a partir de agora vou apontar para algumas delas. Olhe, veja, investigue e fique consciente dessas regras. Não acredite no que vou explicar. Não fique só na teoria. Não fique só na explicação. Seja um autocientista e comprove a si mesmo, por si mesmo e em si mesmo.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari