15 | Dinheiro de verdade

11/11/2022 by in category Capitulos, Queime seus navios with 0 and 0

O coordenador explica um pouco mais sobre o simbolismo de ofertar dinheiro ao divino e pergunta se alguém deixou de participar da oferenda ou se gostaria de ofertar mais um pouco. A banda volta a tocar e a bandeira volta a circular entre as cadeiras. Desta vez o coordenador está segurando uma das pontas da bandeira. Eu estou sentado, com a mão no bolso, acariciando a pétala de rosa branca que ganhei.

— Dê seu tudo! — me diz o pensamento.
— Acabaram-se as moedas. Não tenho mais nada! — respondo.
— O que é isto na sua mão?
— É a pétala de rosa branca que ganhei dos Reis Magos. Caiu na palma da minha mão. É de grande valor simbólico para mim, mas só tem valor para mim e para mais ninguém.
— Guarde o valor e ofereça a pétala. Entregá-la também é simbólico.

A bandeira do divino passa na minha frente e eu coloco a pétala de rosa branca dentro do bolsão. Imediatamente o coordenador se aproxima de mim e me pergunta:

— Você ofertou uma pétala de rosa, foi isto mesmo?
— Sim, foi isto. — respondo.

Ele mexe nas oferendas, pega a pétala, me devolve e diz:

— Tenta comprar alguma coisa com isto!

Minha mentalidade de superioridade vai a loucura.

— Filho da puta! Vai toma no cu! Eu dei meu tudo, seu retardado! Você nem sabe o que está acontecendo! Fica nesta pose de coordenador, mas não entende sequer o valor de uma pétala de rosa!
— Deixa a mentalidade falar livremente — me diz o pensamento — Apenas observe para poder compreende-la e esclarece-la. O coordenador também não é melhor nem pior do que você, é igualmente diferente. Nenhum ser no universo é melhor ou pior que o outro, todos os seres são igualmente diferentes. Além do que, embora o coordenador não saiba do seu processo, ele está fazendo isto para lhe ajudar. Lembra o que ele disse sobre fortalecer a psique?
— Ele disse que psique fraca é quando não lidamos bem com as contrariedades, quando ficamos deprimidos, sentindo pena de nós mesmos, nos colocando como vítimas.
— Isto! Então, aproveita esta oportunidade e se fortaleça. Você deu seu tudo ao divino com gratidão e o divino lhe agradeceu com a mesma gratidão e no mesmo instante. Amplie sua consciência. Ao invés de enxergar só humano, veja o ser humano, ao invés de enxergar só coordenador, veja o divino coordenador.

Entendo o que o pensamento está dizendo. Mas ainda assim a mentalidade de superioridade quer sangue, quer vingança, quer furar o olho do coordenador assim como ele furou o meu. Me firmo na auto-observação e quando mais minha mentalidade se manifesta, mais fácil fica de lidar com o desconforto.

Quase no final da meditação, o coordenador se aproxima de mim, e diz para o rapaz ao meu lado.

— Se quiser ofertar dinheiro de verdade agora, pode ofertar!

O coordenador está confundindo Anis comigo. Anis fica irritado. Rapidamente corrijo dizendo que não foi Anis que colocou a pétala no bolsão, foi eu. O coordenador repete a mesma frase, desta vez olhando para mim.

— Se quiser ofertar dinheiro de verdade agora, pode ofertar.
— Já dei tudo! — respondo.

A banda toca a música de enceramento. Fim da meditação.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari