Um grupo de discípulos levou seu mestre para tomar sopa e testar sua maestria. O garçom, como combinado, serviu sopa para todos os discípulos, mas não serviu o mestre. Toda vez que o garçom voltava na mesa, fazia a mesma coisa. Enchia novamente o prato dos discípulo, mas deixava o prato do mestre vazio.
Quando os discípulos já estavam saciados e prontos para irem embora, o mestre chamou o garçom e disse: “Você não me serviu sopa nenhuma!” O garçom, como combinado, respondeu grosseiro: “Está caduco velhote! Eu lhe servi sopa três vezes!”. E o mestre respondeu: “É verdade! Você está certo! É que a sopa estava tão deliciosa que vou aceitar mais um pouco”.
Você prefere controlar o outro ou tomar sopa (realizar seu desejo)? Mesmo que você prove por A + B que o outro está errado. Mesmo que o outro perceba o próprio erro. Ainda assim ele pode optar por não lhe servir sopa (impedir a realização do seu desejo). E se você insistir em controlar o outro, quem vai ficar sem sopa é você.
Por que perder tempo e energia tentando controlar o outro? Foca na sopa! Foca na realização do seu desejo! Deixe o outro livre para mentir, ser violento e impedir a realização do seu desejo. Seja um mestre da democracia. Use a inteligência e encontre um jeito de realizar seu desejo mesmo assim.