12 | ESTRATÉGIA INFÁLIVEL

29/08/2022 by in category Mayasang with 0 and 0

A estratégia infalível para atrair e manter os alunos iniciantes presos ao Movimento Gnóstico era a mesma de toda religião: o medo. Ou melhor, o fim do mundo. Segundo Samael e seu sucessor, Rabolú, havia um planeta chamado Hercólubus que estava se aproximando da terra e iria causar profundas perturbações físicas no mundo e na psique das pessoas. Não tinha data marcada, mas estava perto, muito perto. E era inevitável.

Muitos diziam que o fim do mundo iria começar na virada do ano 2000. E que o trabalho do Movimento Gnóstico era resgatar o maior número possível de pessoas adormecidas e ajudá-las a despertar a consciência antes da chegada do Hercólubus.

Essa crença era tão forte, que os membros do Brasil inteiro se juntaram e arrecadaram dinheiro suficiente para fazer propagandas na Rede Globo anunciando uma grande palestra. O evento foi um sucesso e lotou um enorme auditório no bairro da liberdade.

Eu acreditei piamente na história do Hercólubus. E foi bom acreditar, pois o medo de morrer ignorante (adormecido) fez com que me dedicasse intensamente aos estudos. Então, de forma figurada, posso dizer que o Hercólubus de fato destruiu meu mundo.

Acho que saí do Movimento Gnóstico em 1997. Não lembro com precisão. Mas lembro com precisão onde estava na virada do ano 2000. Estava fritando de febre num albergue no Vale do Pati, dentro da Chapada da Diamantina, na Bahia. Eu ainda era casado com minha primeira esposa. Tinham seis beliches no quarto, mas só eu e ela estávamos hospedados.

Nessa época, havia o boato do bug do milênio. Dizia que na virada do milênio, devido a um problema computacional, todos os computadores iriam parar de funcionar. Ou seja, se o Hercólubus não destruísse o planeta, o bug do milênio destruiria a civilização.

Quando deu dez para meia-noite, caiu um pé d’água e acabou a energia. O trio elétrico que estava tocando do lado do albergue, silenciou. Todas as luzes se apagaram. Virou o réveillon da paz. Eu comecei a dar risada. Minha esposa não entendeu.

— Por que você está rindo? — ela perguntou.

— Se o mundo não acabar essa noite, te explico amanhã.

Aproveitei o silêncio e dormi.

Nostradamus – Eduardo Dussek

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari