Solução do problema

09/11/2022 by in category Capitulos, Realidade multimídia with 0 and 0

John Nash decidiu que iria encontrar uma solução para sua falta de discernimento. E encontrou. O filme Uma Mente Brilhante mostra qual foi a solução. Tem uma cena no filme que ele diz para a esposa que a criança imaginária nunca envelhece. O que ele entendeu nesse momento? Ele entendeu que a mídia da realidade simulada funciona de forma diferente da mídia da realidade objetiva.

Imagine que você está segurando uma rosa na mão. Você está experimentando essa rosa simulada na sua mão simulada agora mesmo. Mas como é que essa rosa se fez presente na sua mão? Como chegou até você? Você plantou a rosa? Regou? Foi até uma floricultura? Comprou a rosa? Pagou com dinheiro? Não! Nada disso. Eu falei, você imaginou e a rosa-simulada está aí na sua mão-simulada, como por mágica.

Na mídia da realidade objetiva, o funcionamento é diferente. Para você segurar uma rosa na sua mão, tem todo um processo objetivo e temporal de realização. Você precisa plantar a rosa, regar, esperar crescer, colher e daí segurar a rosa na sua mão. Ou então, você precisa sair de casa, caminhar até a floricultura, comprar a rosa, pagar com dinheiro e daí segurar a rosa na mão.

Realidade objetiva e realidade simulada funcionam de forma diferente. É percebendo isso que você consegue separar uma da outra, embora você esteja sempre experimentando ambas sobrepostas.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari