Tentativa e aprendizagem

09/11/2022 by in category Capitulos, GPS do destino with 0 and 0

O que é choque? Choque é sofrimento. E o que é sofrimento? É quando você erra seu gabarito! Olha só! Finalmente o sofrimento começa a fazer sentido. Você faz uma opção e experimenta a opção escolhida. Sofrimento é quando a opção escolhida está em desacordo com seu gabarito. Ou seja, a função do sofrimento não é apenas causar desconforto, mas possibilitar que você aprenda com ele. Sofrimento é uma lição de autoconhecimento. Sofrimento é caneta vermelha, é o xis de errado. Sofrimento é você se ensinando o que é certo para você através da experiência do que é errado para você. Viver é você brincando de tentativa e aprendizagem.

Sua unicidade é seu gabarito. Sofrimento é o jeito que você tem para ficar consciente de que não está vivendo em acordo com seu gabarito. Seu sistema emocional é um GPS. Quando você faz uma opção em desacordo com seu gabarito, seu sistema emocional te explica isso. Só que ao invés do seu sistema emocional te explicar isso repetindo a frase: “Atenção! Essa opção está em desacordo com seu gabarito. Atenção! Essa opção está em desacordo com seu gabarito. Atenção! Essa opção está em desacordo com seu gabarito”. E assim por diante. Seu sistema emocional lhe diz: choque, choque, choque. Ou seja: sofrimento, sofrimento, sofrimento.

Se você não tivesse um sistema emocional para lhe ajudar a viver em acordo com seu gabarito, daí a brincadeira de autorrealização não seria difícil, seria impossível! Você não iria conseguir jamais viver em acordo com seu gabarito porque você não teria nenhuma referência sobre ele. Desafio difícil é uma coisa; desafio impossível é outra coisa. Se o desafio é impossível não tem brincadeira, é impossível. A brincadeira de autorrealização é difícil, mas para não ser impossível, tem que ter um jeito de conseguir, o jeito é seguir as mensagens do GPS do destino, ou seja, as mensagens do seu sistema emocional.

São dois tipos de mensagens: sofrimento e felicidade. Felicidade significa que sua opção está em acordo com seu gabarito. Sofrimento é o oposto. Significa que sua opção está em desacordo com seu gabarito.

Essa é a grande EUreka! Felicidade não é objetivo, apenas indica se você está ou não vivendo em acordo com seu objetivo, ou seja, vivendo em acordo com seu gabarito. Sofrimento também indica isso, só que de maneira inversa. Ou seja, seu sistema emocional, quer esteja te enviando sofrimento, quer esteja te enviando felicidade, em ambos os casos, é um GPS que está trabalhando para que você possa viver em acordo com seu gabarito. Só que GPS não dirige o carro. Esse é o problema. Por mais que seu sistema emocional lhe ajude a viver em acordo com seu gabarito, cabe a você decidir seguir ou não as indicações do seu sistema emocional.

Seu sistema emocional é seu sistema de navegação. Sempre é necessário um sistema de navegação. Outro dia, vi uma reportagem sobre cegos. Explicava como os cegos fazem para se deslocar pelas ruas. Nós que enxergamos não percebemos que a visão é nosso sistema de navegação espacial. O cego não tem esse sistema de navegação, então, precisa usar outro sistema. Que sistema o cego usa? O tato. Mas um cego anda tateando a rua? Não. Então o que ele faz? Usa uma bengala. Através da bengala o cego vai tateando a rua. Ou seja, a bengala é parte do sistema de navegação do cego.

Nessa reportagem explica como o cego usa a bengala. Tem um monte de detalhes. Ele mexe a bengala para um lado, a bengala desliza, ele põe o pé. Ele mexe a bengala de novo, a bengala para, ele vira o corpo. Outra coisa muito interessante, é que o caminhar do cego acontece no mais absoluto passo a passo. O cego faz um movimento na bengala, e decide sobre aquele passo, só aquele passo, nunca sobre o próximo. O próximo ele só vai decidir depois do próximo movimento da bengala. E assim por diante. Passo a passo, decisão por decisão, e o cego atravessa a cidade.

Seu sistema emocional é o GPS do seu destino. Você só tem ele para viver de acordo com seu gabarito, assim como o cego só tem a bengala. Ninguém além do seu sistema emocional é capaz de confirmar se você está ou não vivendo em acordo com seu gabarito. É impossível. Só você experimenta o sabor emocional das suas opções, então, como o outro pode saber o que é bom para você? O outro não tem como saber do seu gabarito. Nem você mesmo tem acesso direto ao seu próprio gabarito. Então, para viver em acordo com seu gabarito, você precisa de algo que garanta com 100% de certeza, e com zero possibilidade de erro, que você está vivendo em acordo com seu gabarito. Essa coisa é seu sistema emocional produzindo felicidade e sofrimento.

Você é um ceguinho andando de bengala pela experiência humana. Essa é a metáfora. E você não tem como abrir o olho! Não adianta! A brincadeira de ser humano é viver em acordo com o próprio gabarito usando uma bengalinha! É um puta desafio? Sim, é um puta desafio! Mas você decidiu enfrentar esse desafio e está vencendo! Essa explicação é para você vencer mais facilmente ainda.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari