Tem uma cena no filme Uma Mente Brilhante, em que o John Nash diz ao seu médico: “Eu só tenho que resolver um problema e resolver problema é minha profissão”. E o médico responde que no caso dele, o problema não era que ele tinha um problema, o problema era que ele não tinha ciência do problema que ele tinha.
O problema do John Nash não era uma gripe, um tumor, uma dor de dente, enfim, algo que ele tinha, o problema dele era algo que ele não tinha. O problema dele era falta de discernimento. Por isso ele não conseguia resolver.
John Nash é um caso gritante e extremo que mostra o que acontece quando você confunde realidade objetiva com simulada. Se fosse possível desligar seu discernimento, você viveria igual o John Nash.