Natural, universal e inevitável

10/11/2022 by in category Capitulos, Egoísmo with 0 and 0

A palavra egoísmo é tão martirizada que é sinônimo de demônio. No começo da 1ficina, quando explicava que egoísmo é natural, o repúdio era imediato e enorme. As pessoas não tinham sequer estômago para ouvir. Logo diziam: “Você é uma pessoa esclarecida e está defendendo o egoísmo! Como pode? Você é louco!”. Era difícil aprofundar no autoconhecimento por conta do mau entendimento do egoísmo.

Em algumas tradições, o demônio é o egoísmo, em outras, usa-se a palavra “desejo”, daí, o demônio é o desejo. Egoísmo e desejo são sinônimos. Egoísmo é desejar. Você deseja seu próprio bem. Isso é natural, universal e inevitável. É impossível você deixar de desejar porque você é egoísta. Sua natureza é pulsante, desejante, egoísta.

Egoísmo é benéfico tanto para você como para os outros. Quando você cuida de si é bom para você, porque você fica bem cuidado. E é bom para todos os outros que não precisam cuidar de você, pois você mesmo está cuidando de si. Egoismo é fundamental para viver e conviver bem. Só que a palavra “egoísmo” gera repulsa por força da cultura. Esse era metade do meu problema.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari