Competência para viver

10/11/2022 by in category Capitulos, Egogame with 0 and 0

Você já assistiu algum tutorial no Youtube? Me refiro àqueles vídeos que explicam como usar o Whatsapp, ou como fazer bolo sem glúten, ou como desentupir o cano da pia, etc? Já assistiu algum? Pois então, sua cabeça, atualmente, é um Youtube lotado de tutoriais. Só que sua cabeça funciona melhor que o Youtube, pois basta você olhar ou pensar em algo e você já entende como lidar com isso.

Por exemplo, quando você olha para um objeto em cima da mesa e vê uma laranja, imediatamente você entende que se chama laranja, que é uma fruta, que tem suco dentro, que o suco é doce e ácido, que tem vitamina C, que faz bem para saúde, que para beber o suco você deve retirar a casca com uma faca, ou então, espremê-la com um espremedor, etc, etc, etc e tal.

O que são cada um desses entendimentos que habitam sua cabeça? São seus paradigmas. Eis aí uma forma simples de você entender o que é um paradigma: é um programa mental que lhe explica duas coisas sobre o que você está experimentando:

1) O que é (definição).
2) Como funciona (uso).

Só que você nasce zerado de paradigmas. Por isso, quando você é bebê, não entende nada e não consegue fazer nada, nem mesmo usar o próprio corpo. Você nasce igual um celular novo que só tem o sistema operacional instalado e não tem nenhum aplicativo. Conforme você vai vivendo, vai tendo experiências. Conforme você vai tendo experiências, vai produzindo memórias. Conforme você vai produzindo memórias, vai produzindo entendimento, ou seja, produzindo paradigmas.

Foi vivendo, tendo experiências e produzindo memórias que você saiu da absoluta incompetência em entender e lidar com a vida, ou seja, absoluta incompetência em viver, e chegou na competência atual. O problema é que sua competência atual para viver, embora seja amplamente maior que a competência que você tinha quando era um bebê, ainda é muito incompetente. Prova disso é que você vive e convive mal.

Sendo assim, para que você deixe de viver mal e comece a viver bem, ou pelo menos, melhor, e melhor, você deve atualizar e corrigir seus paradigmas, uma vez que são eles que produzem seu entendimento sobre o que é viver e como funciona viver.

Você vive mal porque pensa mal. Eis o motivo da sua incompetência em viver bem. Seu entendimento sobre o que é viver e como funciona viver é um entendimento construído com paradigmas equivocados. Para ampliar sua competência em viver e começar a viver bem, você precisa desmascarar seus paradigmas equivocados. Como? Deixando óbvio para si mesmo que são paradigmas equivocados. Como? Praticando autociência.

Esse livro está sendo escrito para lhe ajudar nisso.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari