Terceiro equívoco da mentalidade materialista: matéria.

09/11/2022 by in category Capitulos, Desmaterializando o universo with 0 and 0

Você pensa assim: “Como posso ser o criador dessa realidade, se essa realidade é material e eu não sou criador da matéria? Como posso ser o criador do sol, das estrelas, dos planetas, dos bichos, das nuvens, das montanhas? Como posso ser o criador de todos os objetos se eu não consigo nem desenhar uma casa numa folha de papel? Impossível!”. Se o universo fosse externo e material, sim, seria impossível. Só que o universo não é externo, nem feito de matéria. O universo é imanente e feito de experiência de materialidade.

Uma coisa é um objeto ser duro, grande, tridimensional, colorido, quente, etc. Outra coisa é você ter uma experiência de dureza, grandeza, tridimensionalidade, cor, temperatura e, por conta disso, supor um objeto externo com essas características. Você é sim o criador da matéria, pois matéria não é feita de matéria, matéria é feita de experiência. Não existe objeto sol, existe experiência objetiva de sol. Sol é feito de experiência. Retire sua experiência de sol, que sol fica? Cadê o sol sem sua experiência de sol? Não tem sol sem experiência de sol. E por que não? Por que sol não é um objeto externo, é uma experiência dentro de você.

Está óbvio que tudo é feito de experiência? Ainda não! Então, descreva o sol. Descreva esse objeto que você chama de sol. Vamos supor que você descreva assim: “O sol é um objeto esférico, iluminado, quente, amarelo, que fica longe de mim”. Percebe que para descrever o sol você usa uma série de adjetivos: esférico, iluminado, quente, amarelo, distante? Onde estão os adjetivos? Nos objetos? Você supõe que sim. Você supõe que esférico, iluminado, quente, amarelo e distante saem do sol e entram em você. Só que não. Os adjetivos estão em você. São atribuições mentais suas. E pior! Objeto também é um adjetivo. Sem forma nenhuma, que objeto seria o sol?

Matéria é feita de experiência e não de matéria. “Ah, mas tem o objeto em si, que eu vejo, e daí tenho a experiência de objeto dentro de mim”, você pode dizer. Essa é exatamente a suposição equivocada da mentalidade materialista.

Antes de prosseguir com a leitura assista esse vídeo:

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari