Eu converso diariamente com meus alunos e leitores. Recebo perguntas de todo tipo. Porém, as perguntas mais recorrentes são sobre acontecimentos. Então, é claro que no começo da pandemia do Covid, recebi muitas perguntas sobre os acontecimentos pandêmicos. Uma das perguntas foi essa aqui: “O que você pensa sobre o que está acontecendo nesse momento de pandemia, caos na saúde e mortes?”. Abaixo segue o começo da minha resposta.
Eu penso o óbvio. São dois óbvios:
1) O que está acontecendo é o que está acontecendo.
2) O que está acontecendo é irrelevante.
O que está acontecendo não importa, pois está acontecendo, o que importa é como você lida com o que está acontecendo. Só tem duas formas de você lidar com o que está acontecendo: bem ou mal. Lidar bem é viver bem. Lidar mal é viver mal.
O que importa para viver bem é lidar bem com o que está acontecendo, seja lá o que estiver acontecendo. Entendendo isso, surge a pergunta: como lidar bem com o que está acontecendo? E surge a resposta que nenhum aluno quer escutar: com autoconhecimento.
Por que digo que nenhum aluno quer escutar essa resposta? Porque pensar o pensamento requer esforço e o ser humano tem preguiça de pensar. Observe isso.
Você não precisa fazer esforço nenhum para pensar sobre os acontecimentos. Algo acontece e você automaticamente começa a pensar sobre o acontecimento. Você escuta um barulho estranho na sua casa durante a noite e você automaticamente começa a pensar: “O que foi isso? Será que entrou alguém em casa? Será que é um ladrão? Será que é um gato. Etc”.
Não é preciso esforço nenhum para pensar sobre os acontecimentos. Na verdade, é o oposto, quando os pensamentos sobre os acontecimentos começam a ficar insuportáveis, você precisa fazer esforço para que eles parem. Você precisa mudar o foco, pensar em outras coisas, praticar algum tipo de relaxamento, etc.
Não é preciso esforço nenhum para pensar sobre os acontecimentos porque o pensamento subconsciente é uma resposta automática do seu sistema de crenças. Toda vez que algo acontece, seu sistema de crenças responde automaticamente produzindo um pensamento sobre o acontecimento.
É por isso que pessoas diferentes pensam coisas diferentes sobre o mesmo acontecimento, cada pessoa possui um sistema de crenças diferente. É por isso que crianças não pensam em coisas que adultos pensam, porque não possuem ainda determinadas crenças que todos os adultos possuem.
Pensar o pensamento requer esforço e não acontece automaticamente. Pensar o pensamento é uma decisão. Você precisa decidir pensar o pensamento e executar essa prática para que ela aconteça ou então não acontece.