Observador e observado

10/11/2022 by in category Capitulos, Um sou dois with 0 and 0

Despertar para o óbvio de que observar só é possível porque existe um observador observando é fundamental para a prática da ciência e produção de conhecimento científico. Porém, é mais fundamental ainda para a prática da autociência e produção de conhecimento autocientífico (autoconhecimento). Vou fazer um paralelo da ciência com a autociência para explicar o problema de ignorar o observador na produção de autoconhecimento.

A prática da ciência é feita através da observação e a prática da autociência é feita através da autoobservação. Então, na observação científica, por mais que o cientista ignore que ele é o observador, ele entende que não é o observado. Por exemplo, quando um cientista está observando um grão de areia, ele entende que o grão de areia não é ele, que o grão de areia é o objeto observado. Então, mesmo com pouca lucidez, a divisão observador e observado acontece na prática da ciência e produção de conhecimento científico.

Essa divisão entre observador e objeto observado é fundamental na ciência, mas é mais fundamental ainda na autociência. Porém, não acontece na prática da autociência. E por que não acontece? Porque você ignora o observador que você é. E por que você ignora? Porque sua observação não consegue observar sua observação.

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari