Violência inevitável

11/11/2022 by in category Capitulos, Outroísmo impositivo with 0 and 0

Outroísmo impositivo é quando você tenta impor ao outro o que você considera melhor, é quando você tenta impor seu jeito de viver ao outro, é quando você tenta fazer o outro viver de acordo com seu quatrix. Ao fazer isso, você está violando a individualidade do outro. Lembrando que violência pode ser física, sensorial, afetiva e intelectual, afirmo que violentar o outro é inevitável. E pergunto: por quê?

INTERLOCUTOR: Porque não sou o outro e vice versa.

Exato! Outroísmo impositivo é inevitável pelo simples fato de que você não é o outro. A própria alteridade faz com que a violência seja inevitável.

Agora, vamos aprofundar nisso. Por que a alteridade torna a violência inevitável?

INTERLOCUTOR: Porque eu não sei o que é melhor para o outro e vice versa.

Tem certeza disso?

INTERLOCUTOR: Sim, tenho.

De onde vem sua certeza?

INTERLOCUTOR: Só sei de mim. Não sei o que o outro pensa, sente, gosta, quer, etc.

Exatamente! Você sabe o que você pensa, sente, gosta, quer, mas não sabe nada disso do outro. Usando os termos da 1ficina, você experimenta seu quatrix, mas não experimenta o quatrix do outro. Certo?

INTERLOCUTOR: Certo.

Sendo que você está constantemente e inevitavelmente convivendo com o outro, mas não experimenta o quatrix do outro, o que você faz?

INTERLOCUTOR: Eu violento o outro.

Sim, mas tem uma coisa que você faz antes disso que resulta nisso.

INTERLOCUTOR: Eu penso saber pelo outro.

Quase isso.

INTERLOCUTOR: Eu imagino.

Quase isso.

INTERLOCUTOR: Eu adivinho.

Se você pudesse adivinhar o quatrix do outro, estava tudo resolvido. A violência só existe porque é impossível um adivinhar o quatrix do outro.

INTERLOCUTOR: Eu suponho.

Isso mesmo! Você supõe. Você não pode experimentar o quatrix do outro, mas como está constantemente e inevitavelmente convivendo com o outro, só lhe resta supor o que o outro pensa, sente, quer, gosta, etc. Só que para supor, você deve se basear em algo. No que você se baseia?

INTERLOCUTOR: Me baseio em mim.

Exato! Você se baseia no seu quatrix. Você só pode experimentar seu quatrix, então, você só tem seu quatrix para se basear. Está claro isso?

INTERLOCUTOR: Sim, está!

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari