Maior equívoco humano

14/02/2023 by in category Capitulos, Desmaterializando o universo with 0 and 0

O materialismo é o maior equívoco humano. Tão sutil, que só uma mínima porcentagem de seres humanos conseguiram desmascará-lo. Entre os que conseguiram, poucos explicaram o que descobriram. Suponho que por dois motivos. Primeiro, porque ninguém entende a explicação. Depois, porque explicar que o universo não é externo nem material, é pedir para ser internado em um hospício. Apesar disso, o objetivo desse livro é justamente ajudar você a desmascarar o equívoco do materialismo.

Quando você era criança, você acreditava piamente que Papai Noel existia. Seus colegas mais velhos lhe alertaram da farsa, porém, por mais que lhe dissessem que era história fantasiosa dos adultos, ainda assim, você continuava acreditando que Papai Noel existia. E por quê? Simples, porque você queria que Papai Noel existisse.

Eis a maior dificuldade de sair de um equívoco: sua vontade em acreditar nele. Você quer acreditar em Papai Noel, em unicórnios e em deusoutro. Você quer que o falso seja verdadeiro. Simplesmente quer. E por querer, faz de tudo para fugir do primeiro passo para desmascarar qualquer equívoco: questionar a veracidade da sua crença.

É impossível sair de um equívoco enquanto você não questionar a veracidade da sua crença. E como você pode fazer isso? Procurando por impossibilidades e fatos que demonstrem a farsa. Na infância, você poderia ter questionado a veracidade da existência do Papai Noel através das seguintes observações: “Eu moro em um apartamento e não tem chaminé aqui, como o Papai Noel consegue entrar na minha casa? São milhões de crianças no mundo, como o Papai Noel consegue entrar em todas as casas em uma só noite? São muitos presentes para entregar, como o Papai Noel consegue carregar tudo em um trenó só?”. E assim por diante.

Enfim, se é difícil desconfiar da existência de Papai Noel, muito mais difícil é desconfiar e sair do equívoco do materialismo. Esse livro contém quatro apontamentos para você começar a desconfiar que matéria não é material e desmascarar esse equívoco. Mas não é suficiente ler esse livro, pois o equívoco do materialismo está alicerçado na sua ignorância existencial. Use esse livro como ajuda na prática da auto-observação existencial. Só através da prática da auto-observação existencial você conseguirá comprovar o que está sendo apontado nesse livro.

Boa leitura e boa prática!

© 2023 • 1FICINA • Marcelo Ferrari